Circuito Metropolitano de Cultura leva teatro e música de forma gratuita para mais de 10 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte
A cultura e a arte vão invadir a região metropolitana de Belo Horizonte por meio das apresentações do Circuito Metropolitano de Cultura, um projeto que tem como propósito democratizar e aumentar o acesso aos bens culturais em 12 cidades da Grande BH. Ao todo, serão 30 opções de teatro e música, além de duas oficinas musicais, lecionadas pela Escola de Música Moderatto. As cidades que receberão os artistas e as atrações do Circuito Metropolitano de Cultura são: Belo Horizonte, Santa Luzia, Betim, Brumadinho, Caeté, Ibirité, Lagoa Santa, Mateus Leme, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos e São José da Lapa.
E para inaugurar o Projeto com o pé direito, nada melhor que a abertura ser realizada com a apresentação gratuita da peça, que é um dos maiores sucessos culturais dos últimos anos: “Acredite, um espírito baixou em mim”. Neste ano, o espetáculo comemora 26 anos. Escrito por Ronaldo Ciambroni e dirigido por Sandra Pêra, o espetáculo belorizontino é um sucesso desde sua estreia, em 1998. Em 26 anos de história, cerca de 50 atores passaram pela peça que foi vista por mais de 3 milhões de pessoas. Além dos teatros da capital mineira, o espetáculo já passou por mais de 16 estados do Brasil. A apresentação será no dia 25 de julho no Cine Theatro Brasil Vallourec. Os ingressos podem ser retirados aqui https://www.eventim.com.br/artist/espiritobaixou/
Maurício Canguçu, um dos idealizadores do Circuito Metropolitano de Cultura, lembra como surgiu a ideia do evento. “No início do ano, a capital mineira recebe a Campanha de Popularização do Teatro e Dança que é sempre um grande sucesso. Então, o nosso desejo era que o teatro pudesse ir até outros lugares durante outro momento do ano, para expandir toda essa cultura para outras cidades. E assim surge o Circuito Metropolitano de Cultura”, completa.
Um dos idealizadores do projeto, Ilvio Amaral, também destaca a importância da ação na grande BH. “Nós, que trabalhamos com arte e cultura, sabemos da importância e do papel transformador que isso tem na vida das pessoas. E BH é um polo cultural, aqui temos teatros, palcos, artistas, músicos e atores excelentes, e esse enorme potencial artístico de BH transbordou e agora vai para outras cidades do arco metropolitano. E isso é muito importante e significativo, pois sabemos que, apesar da proximidade de BH com as cidades da Grande Capital, às vezes nem todos conseguem se deslocar até a cidade para curtir uma atração”, relata.
Em cada uma das cidades haverá espetáculos teatrais de grande sucesso, como “Acredite, Um Espírito Baixou em Mim”. Além disso, compondo as ações em cada um dos municípios, o projeto prevê na programação apresentações musicais nos foyers dos teatros, dando preferência a grupos ou cantores locais da cidade apresentada, a fim de contribuir para o fomento dos artistas da região. Ainda com o propósito de democratizar o acesso à arte nas cidades metropolitanas de BH, o Circuito vai disponibilizar oito cursos de música em Belo Horizonte e Santa Luzia, entre eles os de Canto Coral e Canto Popular.
O evento será gratuito e os ingressos poderão ser retirados através da plataforma Sympla. Por isso, as pessoas devem acompanhar as datas e os locais das atrações pelo Instagram do Circuito, que é @circuito.m.c.
O Circuito Metropolitano de Cultura conta com o patrocínio da Copasa, Uau Ingleza e Rouxinol. A produção é da Cangaral Produções e realização da Moderatto Escola de Música e Governo Federal do Brasil.
Cursos em Belo Horizonte e Santa Luzia
As oficinas musicais serão ministradas pela Escola de Música Moderatto. De acordo com Roberto Raquino, fundador da escola e um dos idealizadores do Circuito, destaca a satisfação de promover as aulas. “É com muita alegria que levamos o acesso a tantas vertentes da música para jovens do arco da grande BH. A cultura e a arte transformam, mudam vidas, levam pessoas a conhecer um outro mundo e ainda abre portas. Por isso, esse projeto, que atende crianças e adolescentes de escola pública, é tão importante”, completa.
Os cursos serão divididos em duas cidades: Belo Horizonte e Santa Luzia.
Belo Horizonte
Canto coral e Canto popular
Violão e Ukulele
Violino
Percussão
Para até 80 (oitenta) alunos da Rede Pública de Ensino de Belo Horizonte. Período de 2 meses com carga horária de 16 horas aulas cada curso. Os cursos acontecerão na Escola Moderatto.
Santa Luzia
Canto coral e Canto popular
Violão e Ukulele
Violino
Percussão
Para até 40 (quarenta) alunos com pessoas interessadas em música e residentes de Santa Luzia. Período de 2 meses com carga horária de 16 horas aulas cada curso.
Programação do Circuito
Belo Horizonte
(Abertura do Festival)
Data: 25 de julho
Atrações
19h – Kio e Hector Ivo / Lynda e Pedro
20h – Acredite, Um Espírito Baixou em Mim
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec
Santa Luzia
Data: 9 de agosto
Atrações
19h30 – Izabella Academia de Dança
20h – Acredite, um espírito baixou em mim
Local: Teatro Municipal de Santa Luzia
Ibirité
Data:10 de agosto
Atrações
16h – Saltimbancos
19h30 – Show Plínio Lauton
20h – Família pão com ovo
Local: Teatro Municipal de Ibirité
Lagoa Santa
Data: 11 de agosto
Atrações
19h – Eric Matos & Experience Band
20h – Tangos e Boleros
Local: Auditório do Cep Lago Hotel
Matheus Leme
Data: 15 de agosto
Atrações
19h30 – Coral Luminus
20h – Maio, antes que você me esqueça
Local: Centro Comunitário de Mateus Leme
Nova Lima
Data: 16 de agosto
Atrações
19h30 – KIO e Hector Ivo – Show “BRAZUCA”
20h – Aperte o play e sorria
Local: Teatro Municipal de Nova Lima
São José da Lapa
Data: 17 de agosto
Atrações: 16h – Show a magia dos clássicos infantis
19h30 – Lynda e Pedro – Show “Só com você”
20h – Desesperados
Local: Praça de Esportes Valdir Pereira Junior
Betim
Data:18 de agosto
Atrações
18h – Isaque Talles e Bruno Viana – Show “Soul Brasil”
18h30 – Como vencer a burocracia sem ter um infarto
Local: a definir
Pedro Leopoldo
Data: 22 de agosto
Atrações
19h30 – Boi da Manta
20h – Boa noite Cinderela
Local: Auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
Caeté
Data: 23 de agosto
Atrações
19h30 – Felipe e Hellen
20h – Toda mulher sabe que tamanho não é documento
Local: Cine Teatro Caeté
Raposos
Data: 24 de agosto
Atrações
19h30 – Gerson Marques
20h – Meu tio é tia
Local: Cine Soaral
Brumadinho
Data: 25 de agosto
Atrações
16h – Pinóquio
19h30 – Ângela Magela
20h – Perigos, mineiros em férias
Local: Teatro Municipal Nicodemus Cunha
Serviço: Circuito Metropolitano de Cultura
Data: 25 de julho a 25 de agosto de 2024
Ingressos:
Retirada gratuita no site do Sympla. Obs.: a retirada do ingresso para o espetáculo do dia 25 de julho será pelo site Evetim.
Presencialmente: na porta da bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo. Obs.: sujeito à lotação do teatro. 4 ingressos por CPF.
Mais informações disponíveis no Instagram @circuito.m.c
Foto: Sicoob Uberlândia/Divulgação
Post original através de www.bheventos.com.br
Post Comment