Teatro Aliança Francesa pode ser tombado após petição popular


O Teatro Aliança Francesa, um dos mais tradicionais e importantes espaços culturais de São Paulo, pode se tornar um patrimônio histórico da cidade. Uma petição online, que já conta com mais de 15 mil assinaturas, pede o tombamento do teatro, que está ameaçado de fechar as portas após o fim do contrato de locação entre a Aliança Francesa e o proprietário do imóvel.

O teatro, inaugurado em 1964, foi palco de diversas peças e espetáculos de renome, como “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, dirigido por José Celso Martinez Corrêa, e “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, com música de Chico Buarque. Além disso, o teatro também abrigou cursos, oficinas, debates e exposições, formando gerações de artistas e espectadores.

A petição, iniciada pelo ator e diretor Celso Frateschi, ex-diretor da Funarte, argumenta que o teatro é um “bem cultural de valor inestimável” e que o seu fechamento seria uma “perda irreparável” para a cultura paulistana e brasileira. A petição também solicita que a Prefeitura de São Paulo intervenha na negociação entre a Aliança Francesa e o proprietário do imóvel, que pede um aumento de 400% no valor do aluguel.

O teatro tem o apoio de diversas personalidades e entidades do meio artístico, como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Denise Fraga, Marco Nanini, Sesc São Paulo, Sesi São Paulo, Itaú Cultural, entre outros. A campanha também conta com uma página no Facebook e um perfil no Instagram, onde são divulgados vídeos e depoimentos em defesa do teatro.

A petição pode ser acessada no site [Change.org]. O objetivo é alcançar 25 mil assinaturas e entregar o documento ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), órgão responsável pelo tombamento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*