Iphan celebra 130 anos de Mário de Andrade com leitura dramática de cartas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou uma homenagem ao escritor Mário de Andrade, que completaria 130 anos em 2023, com uma ação cultural na sede do Iphan-SP, em São Paulo.

O evento, que aconteceu na última sexta-feira (6), contou com a participação do ator Pascoal da Conceição, que leu e interpretou cartas trocadas entre o poeta modernista e Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundadores do Iphan.

Mário de Andrade foi um dos principais expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922 e um dos idealizadores do Iphan, tendo redigido o anteprojeto de criação da instituição. Rodrigo Melo Franco de Andrade foi o primeiro diretor do Iphan e um grande amigo e parceiro do poeta na defesa do patrimônio cultural brasileiro.

As cartas lidas e interpretadas por Pascoal da Conceição revelam aspectos da relação entre os dois intelectuais, que compartilhavam ideias, projetos, angústias e afetos. O ator, que há muitos anos interpreta Mário de Andrade em diferentes contextos, devido à sua semelhança física e ao seu estudo da obra e vida do poeta, emocionou o público presente com sua performance.

O evento foi aberto ao público e seguiu os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A ação faz parte das comemorações dos 130 anos de Mário de Andrade, que serão celebrados ao longo do ano com diversas atividades culturais promovidas pelo Iphan e outras instituições.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*