Teatro da UFES recebe espetáculo gratuito no fim de semana
Performance de teatro e dança aborda temas como crueldade e arte considerada degenerada neste sábado (3) e domingo (4)
Por Mariah Friedrich
A companhia capixaba Teatro Urgente apresenta com o Coletivo Marcas D’água, do Rio de Janeiro, um espetáculo gratuito neste fim de semana no teatro da Ufes, em Goiabeiras, às 19:30 de sábado (3) e às 17h e 19h30 no domingo (4). A performance combina “Armazém Viktoria”, combina teatro, dança e videomapping para abordar temas como crueldade, exclusão e arte considerada degenerada.
– Continua após a publicidade –
A peça contará com a participação de Marcela Cavallini e Ara Nogueira no elenco, junto de artistas da Cia e convidados. Os ingressos são retirados na bilheteria, a partir de uma hora antes do evento.
O título do espetáculo faz uma alusão ao local histórico em Berlim, onde os nazistas armazenavam obras de arte confiscadas. Para produzir a dramaturgia, o diretor Marcelo Ferreira se inspirou em uma notícia do portal alemão Deutsche Welle sobre arte degenerada, assim chamada pelos nazistas obras que saqueavam e confiscavam de artistas modernos.
“Parte dessas obras era guardada no Armazém Viktoria, que ficava no porto de Berlim. De imediato, um insight me remeteu à ilha de Vitória, cidade portuária onde chegam refugiados e se isolam minorias e excluídos num depósito, reunindo cenas e personagens que a sociedade prefere não ver”, compartilha o dramaturgo e coreógrafo.
Situado em um açougue cenográfico, o espetáculo utiliza esta metáfora para explorar a exploração e a carnificina presentes nas guerras, violência urbana, fome e miséria na sociedade contemporânea.
O roteiro também tem como referência o documentário Holocausto Brasileiro sobre o Hospital Colônia de Barbacena, instituição psiquiátrica fundada em 12 de outubro de 1903 em Minas Gerais e considerada uym verdadeiro campo de concentração. No local morreram mais de 60 mil pessoas, internadas compulsoriamente como loucas, pervertidas e marginalizadas pela cor, sexualidade, comportamento ou posições políticas.
Os movimentos e gestos da performace se inspiram no expressionismo, na dança butoh de Kazuo Ohno e na dança neo-iaô de Magno Godoy. O texto, recitado em off sobre a imagem da obra “Figure with Meat” de Francis Bacon, é um manifesto com citações de Schopenhauer, Freud, Brecht, Artaud, Fernando Pessoa, entre outros.
Serviço
Espetáculo Armazém Viktoria
Sábado (3), às 19h30, domingo (4), às 17h e 19h30
Teatro da Ufes – Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória
Ingressos gratuitos para retirada na bilheteria a partir de 1h antes do evento
Post original através de esbrasil.com.br
Post Comment