×

Verão no Instituto Ling terá arte, literatura, música, teatro, gastronomia e bem-estar

Verão no Instituto Ling terá arte, literatura, música, teatro, gastronomia e bem-estar


Instituto Ling inicia 2024 com uma programação leve para aproveitar o verão e começar bem o ano. A agenda do mês de janeiro conta com cursos de curta duração nas áreas de literaturagastronomia e bem-estar, além de atrações de teatrodança e artes visuais realizadas em parceria com o Porto Verão Alegre.

A instalação interativa Edifício Cristal, concebida pela Cia. Incomode-Te, abre o calendário, ficando em exposição na galeria do centro cultural de 10 a 31 de janeiro, com visitação gratuita. Trata-se de um móvel em forma de cristaleira que, em vez de guardar louças e objetos, simula um edifício e reproduz a rotina de moradores de um condomínio durante a pandemia. São dez lares de personagens fictícios para o espectador vivenciar utilizando fones de ouvido: de acordo com o botão escolhido, o apartamento correspondente ganha vida. Ali, o público encontrará um escritor bem-sucedido financeiramente, solteiro e de renome internacional questionando a verdadeira felicidade ao ouvir a gritaria das crianças que moram no apartamento abaixo; um zelador demitido em meio à crise e que não sabe o destino de sua vida; um casal que descobre a fragilidade de sua relação em um convívio forçado de confinamento; um homem generoso que vira um neurótico sociopata; uma senhora com ânimo e disposição que atravessa o isolamento sem mudar sua rotina, negando as novas regras sociais; e um homem solitário que só vivia a felicidade através das suas viagens de férias.

LITERATURA
Na área literária, o destaque é o minicurso Shakespeare em três tempos, com o jornalista, escritor, tradutor e crítico brasileiro José Francisco Botelho. A atividade, realizada durante os dias 23, 24 e 25, propõe uma ampla perspectiva sobre o poeta, dramaturgo e ator William Shakespeare a partir das peças Romeu e JulietaJúlio César e A Tempestade – três obras traduzidas para o português pelo próprio ministrante. Nos encontros, Botelho destaca a arte total do Bardo, mostrando a capacidade do autor de abranger os confins da experiência humana, do sórdido ao sublime, do hilariante ao niilista.

TEATRO
A programação ainda inclui espetáculos que combinam teatro e literatura, em três espetáculos inspirados na obra de dois grandes escritores brasileiros. Nos dias 16 e 17, a atração será O Sertão em Mim, livre adaptação para os palcos de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com atuação de Nina Eick e direção de Fernando Kike Barbosa. E, nos dias 18, 19 e 20Deborah Finocchiaro e Kiti Santos encenam Caio em Construção, que apresenta o universo de Caio Fernando Abreu através de crônicas, cartas, contos, poemas, depoimentos e música ao vivo. Alguns escritos de Caio F. também estarão presentes em O que vai ser de nós, monólogo com interpretação de Guilherme Fraga e direção de Gustavo Toledo para falar sobre amor queer, violência e, principalmente, de solidão e impotência coletiva, em apresentações nos dias 12 e 13.

O Instituto Ling ainda será palco, nos dias 30 e 31, da peça O curioso caso do cão no meio da noite, adaptação do livro The Curious Incident of the Dog in the Night-Time, do autor britânico Mark Haddon. Com atuação de Ana Paula AssmannAnderson LealBetânia RodriguesDenise FranzenFábio MorenoKassie Ritzel Maurício Ferreira, a montagem dirigida por Fernando Kike Barbosa apresenta a história de Christopher Boone, um garoto de 15 anos que vive em uma pequena cidade no interior da Inglaterra e tem Síndrome de Asperger.

MÚSICA
Durante o primeiro mês do ano, o centro cultural receberá diferentes shows. Nos dias 10 e 11, o público poderá conferir Notas do Pop ao Jazz, com Daniel Nodari (guitarra), Jorge Souza (sax), Adelamir Neto (baixo) e Carlos Godolfim (bateria) mostrando repertório de músicas originalmente cantadas em versões instrumentais, em uma fusão entre standards e pop music com estruturas musicais do jazz e do jazz fusion. Já nos dias 23, 24, 25, 26 e 27, haverá uma série de apresentações do espetáculo Beatles em Concerto, com Ayres Potthoff (flauta), Daniel Wolff (violão) e Rodrigo Alquati (cello) interpretando, com a linguagem da música clássica, o famoso repertório do quarteto de Liverpool. E, no dia 29, terá sessão única do concerto audiovisual SVQO: FEMUR/IMAGO, de Pablo Sotomayor, que intercala performance ao vivo de faixas instrumentais, incorporando influências do clássico, contemporâneo, jazz, progressivo e avant-garde.

Já a banda de câmara Tum Toin Foin apresentará o espetáculo musical Flicts, cuja trilha sonora foi composta por Arthur de Faria Roberto Oliveira para a adaptação teatral do livro homônimo de Ziraldo. Sob a direção de Áurea Baptista, a apresentação transcende as fronteiras entre o erudito, o popular e o jazz, escapando dos padrões convencionais da música instrumental e alcançando, com seus nove músicos, um equilíbrio entre a grandiosidade de uma orquestra de câmara e a vitalidade de uma banda. A atração terá duas sessões diferentes no dia 27: uma somente para adultos e outra para trazer as crianças junto.

GASTRONOMIA
Não vão faltar oficinas deliciosas para quem gosta de boa bebida e boa comida. Na tarde do dia 27, a equipe da Pitanga Gastronomia, que trabalha com culinária vegana de ingredientes orgânicos, sazonais e não convencionais, ocupará a cozinha do centro cultural para ministrar uma oficina prática de fermentados, ensinando a técnica ancestral que é sinônimo de saúde, por favorecer a digestão e fortalecer o sistema imunológico. O encontro une teoria, com entendimentos sobre leveduras e bactérias, e muita prática, com os participantes colocando a mão na massa para fazer quatro receitas de fermentados: kimchi, mostarda fermentada, focaccia e kombucha. Já na noite do dia 31Frederico Muller, que comanda os bares do Olivos 657 e do Capincho, conduzirá a oficina Drinks refrescantes para o verão, mostrando repertório e insumos brasileiros combinados com técnicas trazidas de outros países. Os participantes aprenderão o preparo de oito drinks, experimentando a junção de ingredientes exóticos e alternativas acessíveis: dos vinhos fortificados, como jerez e da Ilha da Madeira, passando pelos mezcais mexicanos e a receita caseira de xarope de gengibre.

BEM-ESTAR
Para começar 2024 conectado consigo e com a natureza, a opção é o curso Técnicas avançadas de meditação, com Cláudio Senna Venzke, nos dias 10 e 11. A atividade ensina práticas que favorecem o autodescobrimento e o bem-estar, explorando a consciência plena e a visualização criativa tanto no ambiente profissional quanto pessoal. A meta é não apenas aprender a meditar, mas viver a meditação em cada momento do dia, por meio de exercícios práticos.

VOLUNTARIADO
Haverá ainda o curso gratuito A experiência humanitária como diferencial pessoal e de carreira, no dia 10, que mostra diversas possibilidades para fazer a diferença e contribuir para causas humanitárias, além de refletir sobre como essas experiências podem ser uma ferramenta poderosa na formação profissional e de vida, com o desenvolvimento de habilidades que permitem aprimorar senso de trabalho em equipe, liderança, gestão de crise e administração de tempo e pessoas. O encontro será ministrado pela idealizadora e cofundadora da Vvolunteer (VV), Mariana Serra, considerada uma das jovens mais promissoras do Brasil até os 30 anos pela revista Forbes.

ARTE
Para quem quer arte na prática, haverá duas opções nas tardes de sábado. A primeira é a oficina de aquarela A Poética das Águas, com a artista visual e professora de pintura Lilian Maus, no dia 13. A atividade traz exercícios de criação individual e coletiva, utilizando diferentes técnicas que combinam o uso de lápis de cor, máscara e tinta guache à aquarela, com inspiração na obra A Água e os Sonhos, de Gaston Bachelard. A segunda é a oficina de impressão botânica Renovando Afetos, no dia 20, ministrada por Mônica Bergmann, a mente criativa por trás da marca Costura Botânica. Os participantes serão convidados a ressignificar uma peça afetiva do seu guarda-roupa, criando estampas para o tecido a partir de elementos da natureza, como flores, sementes, cascas, folhas e raízes.

Haverá também duas edições da oficina Rabiscos: uma voltada para a família toda, com classificação livre, e outra para o público acima de 16 anos. Ambas acontecem no dia 20 e serão realizadas pela plataforma criativa Vorbi, com orientação do artista visual Wagner Costa.

Os ingressos para as atividades de janeiro variam de R$ 0 a R$ 280. Para a programação de oficinas e cursos, as inscrições podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras). Já as entradas para as atrações de teatro e música estão disponíveis em www.portoveraoalegre.com.br

Créditos da imagem: Gabriel Tomich.

Post original através de https://www.supertransado.com.br/site/artigos/noticia/verao-no-instituto-ling-tera-arte-literatura-musica-teatro-gastronomia-e-bem-estar:

Post Comment