×

Pessoas em situação de rua protagonizam peça teatral com seus sonhos

Pessoas em situação de rua protagonizam peça teatral com seus sonhos

Para o padre Simone Bernardi, 48, missionário e voluntário no Arsenal da Esperança, é comum oferecer o que ele chama que serve para a vida —pão e banho—, mas dificilmente associa-se uma pessoa em situação de rua a um livro, uma poesia, “muito menos a uma peça de teatro”, diz.

“Temos um grupo de pessoas que há alguns meses estavam deitadas em um pedaço de papelão, às vezes não esperando mais nada nem de si mesmas. E agora estão atuando num palco. Isso não vai mudar o mundo, mas vai mudar a nossa vida e a deles também, no mínimo criando uma linda memória no percurso”, diz Bernardi.

Bernardi, que vive no local e ajuda no gerenciamento da instituição, vê o feito como uma “pequena grande revolução”.

“A história passa pela carne, pela história deles, não é só subir num palco, as pessoas precisam lidar com seus monstros, dependências e problemas emocionais, que aparecem na peça. É como se colocar diante de um espelho. É mais fácil acreditar que não dá mais para mudar, difícil é ouvir a voz que vem do fundo e nos diz que ainda dá”, comenta Bernardi.

A peça encerra com um desfecho da história bíblica, com Maria e José adentrando o palco com um menino Jesus de pele negra. O diretor Lacerdine lembra que o espetáculo é feito de forma voluntária e precisa de apoiadores para continuar, assim como a casa de acolhida Arsenal da Esperança.



Post original através de https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/contracenando-sonhos/:

Post Comment