×

Folclore brasileiro no 16º Festival Nacional de Teatro

Folclore brasileiro no 16º Festival Nacional de Teatro

Por Leandra Lima

E quem nunca ouviu falar sobre a lenda do Saci-Pererê, Boto, Curupira, Iara, Mula sem Cabeça, entre outras histórias que fazem parte do folclore brasileiro. Histórias que são expressão cultural que engloba aspectos da identidade nacional, que podem ser marcadas por brincadeiras, mitos, danças, festas e dentre mais características artísticas. O folclore reuniu diversas culturas que representam o Brasil tendo como principais em sua estruturação atribuições indígenas, africanas e portuguesas. Por mais rica que seja essa manifestação, caiu no esquecimento popular, e para tentar reverter a situação através do teatro o Laboratório Café pra 4 criou o espetáculo “Contando Brasil” que propõe um resgate ao folclore brasileiro.

Nele, o grupo de artistas saltimbancos buscam contar lendas nativas e suas origens usando música ao vivo, acrobacias, palhaçaria e elementos circenses, com a intenção de divulgar a cultura popular e transmitir a mensagem de preservação ambiental, tão presente nos povos nativos brasileiros. Com a genialidade do tema o grupo Café pra 4, foi selecionado para participar do 16º Festival Nacional de Teatro de Valadares (Fenta) que vai acontecer nos dias 18 a 21 de janeiro. Para se deslocarem até o FENTA que fica em Governador Valadares a 534 quilômetros de Petrópolis os artistas estão promovendo uma rifa online em suas redes sociais @laboratotiocafépra4 para arcar com os custos do transporte, no valor de R$ 5 que garante um prêmio de R$250.

O Festival

O Festival Nacional de Teatro é idealizado pela Companhia de Artes Asa do Invento com o apoio da Prefeitura de Governador Valadares. O evento já é considerado um dos maiores festivais do interior de Minas Gerais. O Fenta reúne artistas de todo o país com diversas linguagens, durante 4 dias o público pode acompanhar os espetáculos e atividades gratuitamente. Além disso, é oferecido aos artistas prêmios por suas performances, e um deles é o troféu OITIS considerado um dos mais importantes da mostra.

“Participar do Fenta é uma oportunidade de crescimento para qualquer artista, é muito gratificante poder se juntar com diversos grupos”, expressou integrantes do Laboratório Café pra 4 que é composto por 5 atores sendo eles Felipe Marques, Gabriel Candido, Jonas Raibolt, Matheus Teles e Pedro Fernandes.

Café pra 4

O grupo conta que a origem do nome se deu por meio dos encontros semanais que tinham logo no princípio de formação, onde não faltava café, mas a garrafa térmica só dava pra 4 canecas, daí surgiu o nome. Uma trupe que trabalha com teatro experimental e seguem uma linha de elementos de teatro físico, palhaçaria, teatro realista, contação de histórias com foco em espaços alternativos em busca de viabilizar acesso à cultura. “Buscamos elevar a consciência de um corpo coletivo que emita arte e cultura, transmitindo através de nossa arte as nossas vivências em trabalhos ricos em verdade indo desde as grandes salas de teatro até às pequenas praças das comunidades”, ressaltou.

Seguindo essa linha de pensamento, o grupo construiu a peça “Contando o Brasil”, que reúne elementos vivos da cultura brasileira, e reforça o quão rica e vasta são as expressões artísticas do território. A peça conta com a atuação dos 4 integrantes do Laboratório Café Pra 4: Felipe Marques, Gabriel Candido, Jonas Raibolt e Matheus Teles. Direção do ator e diretor Fred Justen e figurino pelo o ator e também diretor Renan Miranda.

Post original através de https://www.correiodamanha.com.br/correio-petropolitano/petropolitano/2024/01/109103-folclore-brasileiro-no-16-festival-nacional-de-teatro.html:

Post Comment