×

Musical sobre ativista Herbert Daniel estreia em São Paulo

Musical sobre ativista Herbert Daniel estreia em São Paulo

Sob as luzes do palco do Núcleo Experimental, emerge “Codinome Daniel”, um espetáculo que entrelaça arte e ativismo, estreando em 12 de janeiro de 2024. No bairro Barra Funda, em São Paulo, o musical se estenderá até 4 de março, com apresentações às segundas, sextas e sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h.

“Codinome Daniel”, concebido por Zé Henrique de Paula (dramaturgia, direção e letras) e Fernanda Maia (música), reverencia a trajetória de Herbert Daniel (1946-1992), um jornalista e ativista LGBTQIA+ cuja luta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV foi notória. O elenco é estrelado por nomes como Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, André Loddi, Lola Fanucchi, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Paulo Viel.

“Codinome Daniel”: uma homenagem teatral a Herbert Daniel – Foto: Ale Catan

“Pretendemos levar ao público a vida e a obra, ainda muito desconhecida, do jornalista e escritor Herbert Daniel, um revolucionário gay que desafiou tanto a ditadura de direita quanto os setores da esquerda que reproduziam a homofobia e a heteronormatividade”. Acreditamos que o teatro – uma das primeiras paixões de Herbert Daniel em sua juventude (ele foi também dramaturgo) – pode ser uma ferramenta poderosa no sentido de reacender uma luz sobre essa figura menosprezada da história do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil recente. Afinal, sendo a memória uma construção social, a peça ajuda a colaborar para que minorias possam entrar em contato com o inventário da luta pela democracia, diversidade e justiça social”, acrescenta o diretor.

Em meio à opressão da ditadura e do preconceito, Herbert Daniel, que também se exilou em Portugal e na França, onde recebeu o diagnóstico de HIV, emerge como uma figura de resistência e inspiração. Ele cofundou o grupo Pela VIDDA e o Partido Verde, contribuindo significativamente para os direitos da comunidade LGBTQIA+ e outros grupos marginalizados.

Fabiano Augusto e Davi Tápias - Foto: Ale Catan
Fabiano Augusto e Davi Tápias – Foto: Ale Catan

A peça se une aos espetáculos “Lembro todo dia de você” e “Brenda Lee e o palácio das princesas” para formar a “Trilogia Para a Vida”, explorando a temática do HIV no Brasil.

Herbert Daniel, nascido Herbert Eustáquio de Carvalho, é lembrado não apenas por sua luta contra a ditadura, mas também por sua coragem em abraçar sua identidade gay em um contexto desafiador. Sua vida é um testemunho da luta contínua por direitos humanos e liberdade.

A biografia “Revolucionário e Gay: a extraordinária vida de Herbert Daniel”, escrita pelo historiador James Green, é a principal inspiração para a narrativa do espetáculo.

“Codinome Daniel”

  • Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda – São Paulo, SP
  • Temporada: 12 de janeiro a 4 de março de 2024 (sextas, sábados e segundas, às 21h, e domingos, às 19h)
  • Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia), disponíveis no Sympla
  • Classificação: 12 anos
  • Duração: 120 minutos
  • Informações adicionais podem ser encontradas no Instagram @nucleoexp.

Este projeto integra o 40º Programa Municipal de Fomento ao Teatro de São Paulo.

Ficha Técnica:

Dramaturgia e Letras: Zé Henrique de Paula
Música original: Fernanda Maia
Direção: Zé Henrique de Paula
Direção musical: Fernanda Maia
Elenco: Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, André Loddi, Lola Fanucchi, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Paulo Viel.
Assistência de direção musical: Guilherme Gila
Assistência de direção: Rodrigo Caetano
Cenografia: César Costa
Figurinos: Úga Agú e Zé Henrique de Paula
Iluminação: Fran Barros
Desenho de som: João Baracho
Preparação de elenco: Inês Aranha
Visagismo: Dhiego D’urso
Cenotécnica: Jhonatta Moura
Produção: Laura Sciulli
Assistência de produção: Cauã Stevaux
Fotos: Ale Catan
Design gráfico: Laerte Késsimos
Textos para programa: Isa Leite
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Redes sociais: 1812 Comunica
Estagiários: Mafê Alcântara (direção), Victor Lima (produção), Verena Lopez (som), Luis Henrique (luz), Pedro Bezerra (cenografia) e Jupiter Kohn (figurino)

Ed Moraes fala sobre seu personagem em ‘Betinho’, que estreia na Globoplay

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.



Post original através de https://gay.blog.br/cultura/teatro/musical-sobre-ativista-herbert-daniel-estreia-em-sao-paulo/?amp:

Post Comment