×

Abertura do Música nas Montanhas tem lotação máxima do teatro da Urca

Abertura do Música nas Montanhas tem lotação máxima do teatro da Urca

Pianista Paolo Scafarella (divulgação)

Com lotação máxima do Teatro Municipal da Urca, a 25ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM) deu início à programação, no último domingo (7), demonstrando a relevância histórica do evento, que acontece até 13 de janeiro em Poços de Caldas. Um público de mais de 500 pessoas esteve no concerto de abertura, que contou, ainda, com a presença de autoridades, professores, alunos, organizadores e dos patrocinadores.

Em sua avaliação, o diretor artístico do FMM e maestro Jean Reis destacou o trabalho comprometido de toda a equipe, professores e o apoio da cidade de Poços de Caldas, que, unidos à música em sua imensa capacidade de transformar vidas, contribuem para que o evento esteja, este ano, comemorando o Jubileu de Prata.

De acordo com o prefeito Sérgio Azevedo, o compromisso com a descentralização é também outra característica que torna o Música nas Montanhas uma referência.

“Como nos diz Milton Nascimento, o artista tem de ir aonde o povo está e é isso que o Festival faz, levando música de qualidade não apenas aos teatros, mas a asilos, hospitais, igrejas, praças e à cidade inteira. O evento mostra que a música erudita é para todos”, disse.

Paolo Scafarella

Nesta segunda-feira (8), o 25° Festival Musica nas Montanhas apresenta o concerto Pianíssimo, recebendo a versatilidade do pianista italiano Paolo Scafarella. O espetáculo tem início às 20h30, no Teatro Municipal da Urca. A entrada é gratuita.

O programa evidencia a obra de Ludwig van Beethoven (1770 – 1827), em Sonata Op. 81a Nº 26​​, e de Wilhelm Stenhammar Mazurkas (1871 – 1927), em Sonata Nº4 em Sol menor.

Pianista com sensibilidade musical inata e sólida técnica, Paolo Scafarella nasceu em 1993 em Trani, uma encantadora cidade da Apúlia, na Itália. Formou-se no ‘N. Conservatório Piccinni de Bari, obtendo uma licenciatura de três anos em piano e uma licenciatura de dois anos em piano solo, com notas máximas e honras.

Apresentou-se nas principais cidades italianas: Milão, Roma, Bolonha, Florença, Bérgamo, Grosseto, Turim, Trento, Nápoles, Bari, Potenza, Perugia, Veneza e, no exterior, esteve presente em países como França, Espanha, Suécia, Alemanha e Suíça.

Atuou para fundações de renome internacional como Fundação La Scala de Milão, Associazione Bellini de Messina, Serate Musicali de Milão, Società dei Concerti de Milão e La Camerata Sulmonese, apresentando-se nos teatros mais importantes da Itália como La Scala em Milão, Teatro Savoia em Campobasso, Teatro Caniglia em Sulmona, Auditório PalaCultura em Messina, entre outros.

Programação

A programação do Festival segue com apresentações em diversos pontos da cidade. Nesta terça-feira (9), às 15h, o Asilo São Vicente de Paula recebe a série de concertos comunitários, apresentando um quarteto de cordas. Também terça-feira, às 20h30, o Teatro da Urca é palco de apresentação dos Metais, Madeiras & Cia, com Cláudia Nascimento, Ricardo Barbosa, Bruno Guirardi, Flávio Augusto, Pablo de Leon, Hugo Pilger, Suelen Sampaio e Bruno Lourensetto.

A programação completa do 25º Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no site www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

Post original através de https://www.pocosja.com.br/2024/01/08/abertura-do-musica-nas-montanhas-tem-lotacao-maxima-do-teatro-da-urca/:

Post Comment