×

“Cê Virou Planta” é espetáculo teatral com entrada gratuita hoje no Teatro da Instalação – Blog do Hiel Levy

“Cê Virou Planta” é espetáculo teatral com entrada gratuita hoje no Teatro da Instalação – Blog do Hiel Levy

Nesta sexta-feira (26/01), às 19h, a Soufflé de Bodó volta ao Teatro da Instalação (Rua Frei dos Inocentes, Centro), para apresentar a segunda sessão do espetáculo “Cê Virou Planta”, uma parceria com o Coletivo Nupramta (Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista). A classificação é de 16 anos e a entrada é gratuita.

Em cena, o ator Francis Madson, diretor da companhia que tem dez anos no cenário amazonense, conta a história do luto de um filho que perdeu a mãe por meio da dramaturgia, música e elementos cênicos. Em dois atos, a peça traz a linguagem do teatro performativo, físico e autobiográfico.

“O espetáculo propõe o debate coletivo e destaca a importância de enfrentar a jornada do adeus com dignidade e respeito”, define o Francis Madson, que dirige a obra com Vanja Poty, coordenadora do Coletivo Nupramta.

Trilha Sonora

Os instrumentistas Diogo Navia e Samir Torres assinam a trilha sonora e dividem o palco com Francis Madson em dois momentos.

Diogo Navia destaca que eles apostaram na criação da trilha sonora a partir do improviso e experimentação em cena. Ele explica que a proposta está em diálogo e numa escuta bem ativa com o performer.

“Conversamos muito para entender o que seria essa música para dialogar com um texto difícil, que é o luto da mãe”, conta o instrumentista. “A partir da criação da partitura coreográfica do performer, criamos sons para uma paisagem sonora para esse momento da peça”.

Conforme Navia, ao mesmo tempo que a música tem independência do que acontece na cena.

“A música tem uma proposta e o movimento corporal tem outra, conversamos cada um com a sua linguagem, até mesmo eu e o Samir, que toca baixo”, afirma. “Temos momentos em que tocamos juntos, mas com uma certa independência um do outro”.

Diogo Navia e Samir Torres são parceiros em projetos, como a banda Casa de Caba, no entanto, é a primeira vez que atuam juntos no teatro.

“Foi trocando essas experiências, com ele trazendo a bagagem da música popular e eu da música de concerto, por onde eu caminhei mais tempo, que construímos essas sonoridades”, comenta Navia.

Parceria

“Cê Virou Planta” é a segunda etapa do projeto desenvolvido junto com o Coletivo Nupramta e compõe três novas experimentações artísticas do projeto “Brasa”, que conta com a série “Manda Brasa” e a performance “A Vaca”, de Vanessa Bordin.

O espetáculo marca um encontro inédito entre dois grupos de intensas atividades para a cocriação e investigação das noções de brasilidade e decolonialidade na cena. A segunda temporada está prevista para março.

Na ficha técnica, a direção de movimento é de Adriana Goes, produção e operação de luz de Denis Carvalho, com Cleide Reis como costureira, Meire Marques como artesã, Paulo Martins como estagiário de direção, designer gráfico de Thaís Vasconcelos, marcenaria de Juca Di Souza, vídeos de Marcos Efraim, fotografia de Hamyle Nobre, identidade visual de Eric Lima, Victor Kaleb no desenho de som em off e Manuella Barros na comunicação.

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult), através do prêmio Thiago de Mello, e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

FOTO: Victor Kaleb



Post original através de blogdohiellevy.com.br

Post Comment