×

Festival Internacional de Artes no Feminino celebra a diversidade cultural no Brasil

Festival Internacional de Artes no Feminino celebra a diversidade cultural no Brasil



O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino, chega à sua quarta edição no Brasil com uma programação gratuita e variada que valoriza a criação artística feminina. O evento acontece entre os dias 6 e 10 de outubro de 2023 em três espaços culturais de São Paulo: O Mundo do Circo, MIS – Museu da Imagem e do Som e Teatro Sérgio Cardoso.

O festival nasceu em Portugal em 2019 com o objetivo de promover o protagonismo feminino nas artes e na sociedade. Em 2020, ganhou uma versão brasileira com direção geral de Adriana Belic e curadorias convidadas a cada edição. Neste ano, o festival homenageia o centenário do educador e filósofo Paulo Freire e aborda temas como igualdade de gênero, cultura de paz e empoderamento da mulher.

A programação do festival inclui espetáculos teatrais, circenses, musicais e audiovisuais, além de oficinas, mesas redondas, sessões de autógrafos e intercâmbios artísticos. As atrações são realizadas por artistas mulheres de diferentes regiões do Brasil e também do exterior. Entre os destaques estão os espetáculos Na Casa da Rosa, com a Companhia das Rosas, Nós Podemos!, com o Coletivo Amazonas, Tarsilinha, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, e Papicha, da cineasta franco-argelina Mounia Meddour.

O festival também conta com uma programação especial para as crianças no dia 8 de outubro, chamada Festival das Mariazinhas. Nesse dia, haverá atividades lúdicas, intervenções artísticas e oficinas educativas voltadas para o público infantil.

O Festival das Marias é idealizado e organizado pelas portuguesas CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pela brasileira Belic Arte.Cultura. O evento é realizado pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Para conferir a programação completa do festival e saber como participar das atividades gratuitas, acesse o site oficial

Post Comment