Grupo de teatro realiza curso de formação para jovens voltado ao setor cultural
O Grupo Jurubebas realizará, de 20 a 27 de fevereiro, a segunda edição do curso “Jovens Produtores” na cidade de Manaus. A iniciativa visa oportunizar a formação de jovens para o setor cultural, em especial para o teatro e o circo, e levar a formação gratuita para bairros onde a dificuldade do acesso às produções teatrais distanciam a população da cena teatral manauara. O projeto foi contemplado pelo edital MANAUS FAZ CULTURA 2023, da Prefeitura de Manaus, atendendo ao Programa de Cultura Itinerante do município.
As inscrições estão abertas no site do Grupo Jurubebas de Teatro (www.grupo jurubebas.com) até o dia 10 de fevereiro e podem ser feitas via internet. Serão ofertadas 30 vagas para cada turma, com direito a certificado, apostila física e digital e estudo de projetos já aprovados pelo Grupo Jurubebas de Teatro e outras companhias, tudo de forma gratuita. O curso será ministrado nos bairros Santa Etelvina e São José Operário, e os espaços serão divulgados após as inscrições.
O projeto foi idealizado pelo ator e diretor Felipe Maya Jatobá e, em sua segunda edição, incluirá o módulo “Acessibilidade e Inclusão”. “É importante que nós trabalhadores da cultura tenhamos um olhar voltado para essa questão fundamental para o alcance das nossas produções. Vivemos num mundo cada vez mais inclusivo e as artes da cena precisam estar cada vez mais próximos desse público”, afirma Felipe.
O projeto “Jovens Produtores” é uma criação do Grupo Jurubebas de Teatro e traz em sua proposta de intercâmbio sociocultural uma oportunidade de ajudar na formação de novos produtores para a cidade de Manaus. “Manaus é uma cidade muito potente e o curso Jovens Produtores amplia o alcance do grupo e dá ferramentas que capacitam outras pessoas a também construírem sua trajetória”, diz Rohan Baruck, Doutorando em Artes Cênicas pela UNIRIO e professor do curso.
Temas
Ao todo, quatro módulos serão aplicados no curso: “Da Pré à Pós Produção em Teatro” com Rohan Baruck, ator, preparador vocal e diretor teatral carioca, Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO e produtor cultural com mais de 10 anos de atuação; “Mercado, Sustentabilidade e Circulação” e “Elaboração de Projetos Culturais” com Felipe Maya Jatobá, bacharelando em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas e mais de 10 anos atuando na cena teatral da região Norte; e “Acessibilidade e Inclusão” com Rafaela Guimarães, gestora da Casa de Artes Cia Trilhares, produtora cultural com mais de 10 anos de atuação no setor privado e diretora de projetos culturais da Federação de Escolas Brasileiras de Artes Cênicas – Febac Brasil.
O curso vai abordar quatro aspectos da produção cultural voltadas para o teatro e o circo, desde a ideia que propicia o começo de uma empreitada teatral até a prestação de contas para empresas públicas e privadas em casos de apoio ou patrocínio. As novidades estão por conta de uma atualização dos conteúdos e com foco em apresentar estudos de casos locais, de artistas e companhias teatrais da cidade que alcançaram espaço no mercado nacional.
A acessibilidade será outro ponto de mudança: “O Módulo de Acessibilidade e Inclusão visa falar de como o mercado está ou não está preparado para essa mudança social e como nós fazedores de cultura estamos preparando nossos projetos para recebê-los”, comenta Rafaela, nova professora do curso. Para dúvidas ou mais informações, entre em contato com o número (92) 98430-2531 ou pelas redes sociais @grupojurubebas.
Assuntos
Compartilhar
Post original através de www.acritica.com
Post Comment