×

Campanha de Popularização do Teatro e Dança entra em reta final nesta semana

Campanha de Popularização do Teatro e Dança entra em reta final nesta semana

Com duração pouco menor em função do Carnaval, a 49ª Campanha de Popularização Teatro & Dança entra em sua reta final nesta semana. Mas isso não significa que o número de exibições será limitado. Entre hoje (1º) e domingo (4), serão apresentados 50 espetáculos — a edição deste ano reuniu um total de 113 montagens. Ao todo, estarão em cartaz 38 espetáculos adultos, 11 infantis e um de dança. Dentre as opções, há estreias como “Aquela que Eu Não Fui”, da Cia Luna Lunera, e “O Animal Agoniza”, do Grupo Confesso, sob roteiro e direção de Rita Clemente. Veja aqui a programação completa.

O ator Guilherme Colina é o responsável por levar ao palco “O Animal Agoniza”, monólogo que discute o feminicídio sob a ótica masculina. “Quando começamos o processo de investigação para a montagem do espetáculo, entendemos que a temática seria violência contra a mulher e nos deparamos com um obstáculo: um homem em cena, já que este não é lugar de fala dele. Mas percebemos que esse percalço se tornou a nossa grande luz, porque o homem representa um espelho da sociedade”, elabora o ator.

Dessa forma, a montagem busca provocar uma possível identificação nos homens que estão na plateia acompanhando o desenrolar das cenas. “Em algum nível, a masculinidade tóxica que leva à violência contra as mulheres está nas raízes do que é ser homem, mas muitos não têm consciência de que são violentos”, aponta Guilherme. “Ao mesmo tempo, uma mulher, seja ela companheira, mãe ou filha de um homem violento, vai perceber que tem um animal dentro de casa”, reflete.

Guilherme divide cena com uma hiena de pelúcia. O ponto de partida do espetáculo são dois tiros que atingem tanto uma mulher quanto o animal, e este representa, a propósito, o conflito entre o personagem principal e a figura feminina. “Quando começamos a imaginar uma representação forte, primeiro pensamos no mais clichê, o leão. Depois, passamos pela raposa e finalmente chegamos na hiena, uma figura matriarcal responsável por liderar o próprio bando. Esse bicho enfrenta o homem, dá um grito para sair da opressão”, explica o artista.

Comédia em cartaz

Outro espetáculo que pode ser conferido nos últimos dias da Campanha é a comédia “Fred & Laura”, entre hoje (1º) e domingo (4), na sala Juvenal Dias. A montagem parte de um encontro inesperado entre dois amigos, Fred (Thomaz Cannizza) e Laura (Malu Falabella), no auge da juventude de ambos. “A vida tem suas surpresas, e eles acabam tomando direções opostas. Mas quando se encontram na fase adulta, carregam essa memória de um encontro muito especial entre eles”, afirma a atriz Malu Falabella.

“A gente brinca que o espetáculo fala sobre bobeiras inesquecíveis, tapetes puxados, queijo coalho e planos que quase deram certo”, diz, entre risos. “É uma brincadeira para falar que a peça mostra como momentos simples é que criam as memórias mais gostosas e laços profundos”, adianta Malu. 

A atriz reitera que o público vai rir e se emocionar com a montagem. “Os elementos cômicos estão presentes em toda a peça. A comicidade vem do diálogo entre eles: a Laura é super divertida e faz várias brincadeiras, enquanto o Fred é o oposto dela, esquisitão e sarcástico”, diz. Além dos dois personagens, ainda há em cena mais três atores, que se revezam em personagens para as várias situações vividas pelos dois amigos.  

Com texto de Thomaz Cannizza, o espetáculo recebeu quatro indicações ao Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas 2019 e venceu duas delas: melhor espetáculo de comédia e melhor ator de comédia, para Cannizza. Com sete anos em cartaz, “Fred & Laura” já rodou por diversas casas. “Passamos por diversos teatros em Belo Horizonte, fomos para o interior de Minas e para o Festival de Teatro de Curitiba. É sempre muito gostoso apresentar em espaços e para públicos diferente”, finaliza Malu. 

SERVIÇO

49ª Campanha de Popularização Teatro e Dança

Quando. Até domingo (4)

Quanto. R$ 25 no site e postos Sinparc

Onde. Diversos teatros de Belo Horizonte

Programação

 

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Post original através de www.otempo.com.br

Post Comment