×

Teatro Paschoal Carlos Magno recebe musical ‘Heathers’

Teatro Paschoal Carlos Magno recebe musical ‘Heathers’

Elenco
Heathers é um musical resultado de um trabalho de prática de montagem, que conta com 30 pessoas na produção, envolvendo elenco, dançarinos e equipe técnica da região. (Foto: divulgação)

Neste sábado (17) e domingo (18), às 19h, o Teatro Paschoal Carlos Magno vai receber “Heathers – O Musical”. O espetáculo, da FACT! Produtora, aborda temas sensíveis e relevantes, como o preconceito e a importância de se debater sobre a saúde mental dos jovens. Com humor irônico e muitos números musicais, “Heathers” promete levar a plateia para viver uma montanha-russa de emoções. Os ingressos, com preços a partir de R$ 50, podem ser obtidos pela Uniticket ou na bilheteria, no dia das apresentações. 

O projeto

Ambientado nos anos 1980, o espetáculo apresenta personagens e conflitos que refletem a vivência de jovens no último ano escolar. Temas como a necessidade de pertencimento, autoaceitação, tolerância com as diferenças, trazem uma reflexão sobre a importância de um debate que envolve jovens e adultos em questões que são um risco, muitas vezes, silencioso. 

Toda a temática é abordada com humor, buscando aproximação e identificação com o jovem. Apesar disso, o projeto não se resume apenas a acontecimentos cômicos. De forma corajosa, o musical traz cenas e questões sensíveis que surpreendem, às vezes, revoltam e também emocionam o público.

Por se tratar de uma peça de época, os atores, na preparação, buscam consumir materiais e buscar referências da década, como músicas, filmes e figurinos, para trazer a estética para o palco.

História

IMG 0510 Enhanced NR 2 1 e1708022186471
Verônica, uma jovem que busca a popularidade e respeito, se apaixona por Jason Dean, um rapaz que acredita poder resolver todos seus problemas com violência. (Foto: Divulgação)

Inspirado em um filme de 1989 chamado “Atração Mortal” de Daniel Waters, “Heathers” se passa em uma escola de ensino médio, de forma a explorar temas que ainda são recorrentes e merecem uma maior atenção da sociedade. Toda a história começa quando Verônica sente o desejo de fazer parte do grupo dos populares do colégio e, assim, ser respeitada. Ao perceber atitudes tóxicas que impactam a vida de todos ao seu redor, ela descobre que a influência que ela busca pode servir tanto para o bem, quanto para o mal. A jovem, além desse dilema, se apaixona, ainda, por Jason Dean, um rapaz que acredita poder resolver todos seus problemas com violência.

Enza Tosato, atriz por trás da personagem Verônica, trabalha com teatro há 18 anos. “Verônica é a peça central em Heathers, é uma menina que quer sair do anonimato e do bullying que sofria na escola pra fazer um último ano memorável”, detalha Tosato. Para ela, está sendo incrível o processo de preparação, de quase um ano, e poder ver as melhorias e união do grupo.

Sobra a preparação, a atriz afirma que não é pouca coisa. “A preparação para o espetáculo é quase de um atleta de alta performance: absolutamente tudo pode alterar sua voz e seu corpo. Vida de ator não é moleza.” Segundo Enza, para melhorar seu desempenho e resistência física no palco, sua alimentação é regrada, além de procurar praticar exercícios e cantar diariamente.

“Minha personagem toca em muitos pontos sensíveis e me lembra de como eu odiei cada segundo do ensino médio justamente por conta do bullying. Isso me faz pensar como tudo poderia ter sido diferente se houvesse uma discussão honesta e medidas para evitar essa situação.” Todos esses tópicos, apesar de relevantes e sérios, são abordados de uma maneira que traz uma leveza e humor para a temática.

No musical, Igor Silveira dá vida ao Jason Dean, que pode ser considerado o vilão da história. “A preparação que eu precisei fazer pra poder trazer esse personagem pra vida em cima do palco foi um processo longo. Ele tem uma experiência muito complexa na história dele, que faz com que ele tenha nuances que transitam entre o bem e o mal.”

Ele reforça que Jason é apenas um jovem de 17 anos do último ano do ensino médio. Dessa forma, está passando, também, por situações que a peça discute, como pressão social, bullying e hierarquias de popularidade. “Acho que o Jason Dean, como vilão, se coloca como um contraponto às estruturas nocivas e tóxicas que existem dentro desses ambientes”, afirma Igor.

As expectativas do elenco são positivas, e Igor afirma que “o trabalho em equipe foi essencial nesse tempo de preparação. O elenco se conectou muito nesse processo todo e todo mundo foi desenvolvendo uma relação que foi para além do trabalho, que transitou entre amizade, entre profissionalismo e fez com que tudo que a gente está fazendo tivesse um significado muito maior e importante para nós”.

O espetáculo

“Heathers” é um musical da Fact! Produtora, resultado de um trabalho de prática de montagem, que conta com 30 pessoas na produção, envolvendo elenco, dançarinos e equipe técnica da região. 

Ao todo, são duas horas de espetáculo, com intervalo entre os atos. A peça apresenta a estética dos anos 80, garantindo uma experiência através do tempo. A direção geral é de Paulo Montero, direção musical de Igor Silveira, preparação vocal de Michele Flores e coreografia de Willma Machado.

*Estagiária sob supervisão do editor Marcos Araújo



Post original através de tribunademinas.com.br

Post Comment