×

Produções que unem teatro, música e dança entram na mira dos artistas

Produções que unem teatro, música e dança entram na mira dos artistas

Sentado na poltrona, você escuta o terceiro sinal tocar. As luzes se apagam. As cortinas se abrem e o espetáculo começa. A magia do teatro é indiscutível e ainda mais quando o público se depara na encantadora mistura de interpretação, música e dança. Um desafio para todo ator que aposta subir ao palco nos musicais.

Música, dança e representação em uma performance são uma mistura que dá vida ao teatro musical, ao contar a história da peça, intercalando com falas ou inteiramente cantadas.

Não se sabe ao certo de quando e onde surgiu, mas sabemos que essa mistura já era comum na Grécia antiga, nos cultos em homenagem aos deuses. A primeira obra que se aproxima do teatro musical é datada de 1729 e foi composta pelo poeta e dramaturgo inglês John Gay com o título de A Ópera do Mendigo. Uma burleta, tipo de comédia musical do século XVIII.

Além da obra de John Gay, as operetas francesas e vienenses, consideradas as raízes dessa modalidade, ganharam popularidade na época e se espalharam pelo mundo. Desde então, o teatro musical veio se desenvolvendo e se adaptando em vários lugares do mundo, do Teatro de Revista do século XIX aos grandes musicais americanos da década de 1950, até os dias atuais.

A primeira adaptação de uma peça da Broadway foi Minha Querida Lady (My Fair Lady), com Bibi Ferreira e Paulo Autran. No fim dos anos 60, o teatro nacional era dividido entre adaptações de grandes espetáculos como Jesus Cristo Superstar e Rocky Horror Show, mas também contou com produções nacionais, como Roda Viva e Ópera do Malandro.

“Nas décadas de 80 e 90, houve uma queda nas produções. Mas o gênero voltou a dominar os palcos brasileiros nos anos 2000. Hoje, é comum vermos em cartaz espetáculos grandiosos. Os próprios atores estão investindo nesse aperfeiçoamento, desenvolvendo a dança, o canto e a interpretação”, conta o ator Roberto Monttenegro.

Em Alagoas, as megaproduções estão entrando no calendário dos teatros. A ousadia dos profissionais envolvidos no processo traz clássicos e contagia o público local, seja com os investimentos em cenários, figurinos e toda a caracterização.

Prova disso, é o novo espetáculo que estará em cartaz neste final de semana voltado à família alagoana prometendo fazer história. Comédia baseada nos personagens criados pelo cartunista Charles Addams, a ‘Família Addams, o Musical’ é a atração no dia 03 de dezembro, no Teatro Gustavo Leite, no bairro do Jaraguá, em Maceió, com sessões às 15h30 e 19h30.

O mundo misterioso e encantador dessa família, que conquistou o coração de todos, será contado pela Atto Academia de Artes. No espetáculo – que apresenta uma história original – Wandinha Addams, a primogênita da família, cresceu e se apaixonou por um doce e esperto jovem de uma família respeitável. Um homem que seus pais nunca conheceram.

E como se isso já não fosse preocupante o bastante, ela confidencia ao seu pai e implora para que ele não conte à sua mãe. Agora, Gomez Addams precisa fazer algo que nunca fez antes, guardar o segredo de sua amada esposa, Mortícia. Tudo vai mudar para toda a família na fatídica noite em que eles oferecem um jantar para o namorado “normal” de Wandinha e seus pais.

Quem assina a direção do musical é de Roberto Monttenegro e Cleyton Alves. O elenco conta com Roberto Monttenegro; Mariana Hardy, Gaby Ferreira, Giulia Borges; Diniz Neto, Telma Gama; Bia Brandão; Millena Cavalcanti; Romel Oliveira; Miguel Braga; Nicolas Viana e Cadu Cajé.

Segundo Roberto Monttenegro, diretor da Atto e do espetáculo, ao todo 50 profissionais estarão no palco entre atores e dançarinos para dar vida a essa história que já encantou o mundo inteiro. “Esse é um grande sucesso da Broadway que pela primeira vez será encenado em Maceió. É um orgulho preparar essa montagem com atores alagoanos. São profissionais incríveis que estão se dedicando nos últimos meses a dar vida a essa família tão peculiar, que arranca risadas pelas histórias que protagonizam”, comentou.

A Atto Academia de Artes está há um ano no circuito alagoano e vem se destacando pela ousadia de suas produções e, principalmente, por apostar no teatro musical. Roberto Monttenegro afirma que trazer diversidade aos palcos é a proposta da academia, mexendo com o cenário cultural do estado.

“Fazer musical não é tarefa fácil. Precisa de muita dedicação seja de quem estará no palco ou nos bastidores. A preparação é intensa porque é necessário trabalhar corpo, voz, interpretação. Os atores são desafiados, cobrados a todo momento para levar ao público um espetáculo de qualidade. Nosso desafio é fazer uma apresentação que se iguale às produções de todo país. Formamos uma equipe sólida e sabemos do potencial de cada um. Então nosso convite é para que todos estejam presentes para se encantar com a magia desse espetáculo. Será um dia para toda a família e sem dúvida, todos que estiveram presentes irão se emocionar e deixar o teatro ainda mais felizes”, finalizou.

Post Comment