×

LabMultipalco tem novas oficinas para artes cênicas em março

LabMultipalco tem novas oficinas para artes cênicas em março

As oficinas artísticas gratuitas promovidas pelo projeto LabMultipalco retornarão neste mês de março, no Complexo Multipalco do Theatro São Pedro. Durante os dias 20, 21, 22 e 23, o grupo boliviano Teatro de Los Andes ministra duas oficinas teatrais, relacionadas ao trabalho do ator e à criação cenográfica. Já nos dias 25 e 26, Debora Lamm e Felipe Haiut trazem a “Oficina para Solos”, na qual trabalham a memória pessoal e coletiva por meio de jogos para a criação de material solo, em ressonância com o processo do espetáculo “Selvagem”, protagonizado por Haiut. 

As atividades são voltadas para artistas cênicos em geral, bem como para aqueles com interesse em pesquisa e criação artística. Para garantir a participação, os interessados precisam ficar atentos às datas de abertura das inscrições, que serão divulgadas nas redes sociais do Instituto Estadual de Artes Cênicas e do LabMultipalco no Instagram – @ieacenrs e @labmultipalco, a partir de quarta-feira (6).

O LabMultipalco é um projeto de políticas públicas desenvolvido para a ocupação descentralizada do Complexo Multipalco Eva Sopher e fornecimento de eixo formativo para as artes cênicas gaúchas. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e da Fundação Teatro São Pedro (FTSP), em parceria com o Sesc/RS. O Complexo Multipalco Eva Sopher fica anexo ao Theatro São Pedro, na Praça Mal. Deodoro, s/ nº, Centro Histórico, em Porto Alegre. Para mais informações sobre as oficinas, estão à disposição o telefone (51) 3227-5100 – ramal 204, o WhatsApp (51) 98409-9764 e o e-mail: ieacen@sedac.rs.gov.br 

Abaixo, confira mais detalhes sobre as oficinas.

Introdução à criação cenográfica

Teatro de Los Andes  Bolívia

Por meio de exercícios práticos, a oficina propõe uma reflexão sobre a construção cenográfica como elemento ativo da ação dramática e da intervenção do espaço-tempo cênico, utilizando conceitos da cosmovisão andina como ponto de partida para essa reflexão. Dirigida a cenógrafos, atores/atrizes e diretores de teatro, bailarinos, coreógrafos e estudantes de artes plásticas e cênicas.

Ministrantes: Gonzalo Callejas e Alice Guimarães

Datas: 20, 21 e 22/03

Horário: dias 20 e 21, das 18h30 às 21h30, e dia 22, das 18h30 às 22h

Local: Sala do Circo, no 2° andar do Complexo Multipalco Eva Sopher

Carga horária:  9 horas e 30 minutos, 100% presencial

Faixa etária: 16 anos

Vagas: 18 participantes e 12 observadores


Yawar K´ancha – Sangue Resplandecente

Teatro de Los Andes – Bolívia

Prática psicofísica desenvolvida pelo Teatro de Los Andes, no âmbito da pré-expressividade, a partir de elementos rituais da cosmovisão andina, como o tinkuy. O workshop propõe uma dinâmica coletiva que possa gerar um estado de presença intenso e concreto nos corpos dos participantes e no espaço onde é realizado. A oficina destina-se a pessoas que possuam vínculos com as artes cênicas ou que pertençam a outros campos de conhecimento e tenham interesse nessa pesquisa. Para a participação nessa oficina, é necessário ter disponibilidade para estar presente em todos os encontros. 

Ministrantes: Gonzalo Callejas e Alice Guimarães

Datas: 21, 22 e 23/03

Horário: dias 21 e 22, das 9h às 12h, e dia 23, das 9h às 12h30

Local: Sala do Circo, no 2° andar do Complexo Multipalco Eva Sopher

Carga horária: 9 horas e 30 minutos, 100% presencial 

Faixa etária: 18 anos 

Vagas: 18 participantes e 12 observadores


Oficina de Solos

A oficina visa evocar, presencialmente, a memória como símbolo de acolhimento, seja por meio de uma pessoa ou de um lugar. Isso se dará por meio da memória pessoal e coletiva, onde o corpo reagirá a intervenções e ações propostas, por intermédio de jogos e dinâmica de criação para a feitura dos solos. A oficina tem como referência o processo de criação do espetáculo “Selvagem” e tem como público-alvo profissionais e estudantes do teatro e das artes em geral.

Ministrantes: Debora Lamm e Felipe Haiut

Data: 25 e 26/03

Horário: das 14h às 20h

Local: Teatro Oficina Olga Reverbel, no Complexo Multipalco Eva Sopher

Carga horária: 12 horas, 100% presencial

Faixa etária: acima de 18 anos 

Vagas: 20 participantes 

Post original através de cultura.rs.gov.br

Post Comment