×

Teatro Municipal: uma obra fundamental para a cultura de Londrina

Teatro Municipal: uma obra fundamental para a cultura de Londrina

O Teatro Municipal de Londrina teve sua obra paralisada há mais de 10 anos. Localizado na zona leste da cidade, o espaço que poderia ser sinônimo de evolução, representa o descaso com a cultura.

Para além dos problemas relacionados à estrutura abandonada, existe o dano cultural pela falta de um Teatro Municipal. Londrina tem aproximadamente 600 mil habitantes que estão sendo privados de um espaço mais adequado à formação cultural adaptada ao momento de um público crescente.  

Esta semana, um projeto de lei assinado pela vereadora Lenir de Assis (PT) sugere que o futuro Teatro Municipal seja batizado com o nome da médica e fundadora do FILO (Festival Internacional de Londrina), Nitis Jacon. Falecida no dia 19 de dezembro de 2023, a dramaturga mudou a trajetória da arte em Londrina.

Em entrevista à FOLHA, produtores culturais falam da sugestão do nome para o Teatro e da importância da conclusão da obra.

Teatro Municipal pode levar o nome de Nitis Jacon

“Nitis Jacon foi uma mulher, artista e realizadora importantíssima para a cultura londrinense e para o teatro brasileiro, sem dúvida. Seu trabalho teatral é inegável, assim como os seus projetos sociais, que levavam cultura às regiões mais necessitadas da cidade. (…) Acho muito acertado o Teatro Municipal receber o nome de uma mulher forte e inteligentíssima, uma grande liderança também.

Fico indignado: como é possível uma cidade com a relevância cultural que tem no estado e no País deixe de priorizar a construção de seu teatro? Me parece que há certa má vontade de alguns políticos mais refratários à cultura. Um teatro tem vários significados importantes, um deles é que ele é o lugar onde uma comunidade se reconhece, que se emociona coletivamente, ri coletivamente, aumentando o seu sentimento de pertencimento. Terminar o teatro é urgentíssimo no caso de uma cidade com a reputação cultural e educacional de Londrina.”

Maurício Arruda Mendonça, escritor, poeta e dramaturgo

“É fato que temos pouquíssimos espaços adequados para atender à demanda artística existente. Sempre defendi a construção do Teatro Municipal como forma de reconhecer a capacidade de nossos criadores e produtores culturais.

Acho que o teatro se chamar Nitis Jacon seria uma justa homenagem a uma mulher que colocou Londrina no mapa cultural do Brasil e do mundo. Hoje, nossa cidade é conhecida por realizar um dos mais importantes eventos do teatro latino-americano, com mais de 50 anos de trajetória. Foi Nitis quem trouxe ao Brasil uma das primeiras mostras de teatro internacional, na década de 80, que se transformou no FILO que todos conhecem”.

Luis Bertipaglia, curador e membro da organização do FILO

“A Nitis Jacon é uma das artistas mais importantes da história do nosso município. Eu acho que batizar o teatro com o nome dela é um reconhecimento. Além de ver isso muito positivamente, acho que é justo e merecido. Uma mulher que fez tanto pela arte e cultura de Londrina. Mas eu ficaria muito feliz se essa discussão estivesse acontecendo já com uma previsão da entrega deste teatro, mas não é isso o que temos. Na verdade, infelizmente, temos um certo vazio de informações em relação ao andamento das obras. O que sabemos é que existe uma ruína onde devia estar sendo construído o Teatro Municipal de Londrina. É necessário que haja uma mobilização e uma vontade política para que essa obra caminhe, e que haja uma previsão de finalização do teatro municipal, que é um amplo complexo, com estrutura para receber espetáculos e grupos de grande porte. Mas a gente está muito longe de concretizar isso, então eu acho que assim como pensar no nome do Teatro, é urgente que a gente tenha informações sobre o andamento das obras, porque são muitos anos sonhando com isso, e acho que ainda são muitos anos esperando por isso. O nome da Nitis com certeza é um nome justo e aclamado, mas eu vejo com muita distância o momento em que nós vamos poder batizar esse teatro. Então que fique um pedido de informações, celeridade e transparência em relação a essa obra que começou e está há tantos anos parada. É uma ótima iniciativa a gente falar sobre o nome do teatro, mas seria uma iniciativa perfeita a gente ver as obras caminhando.”

Danieli Pereira, coordenadora geral do Festival de Dança de Londrina e produtora do Ballet de Londrina

“Primeiro que é inadmissível uma cidade do porte de Londrina não ter um Teatro Municipal. Principalmente quando a cidade traz na sua tradição grandes feitos nessa linguagem artística. Levamos em conta que a Cultura hoje, comprovadamente, gera mais empregos do que o setor de automóveis. Ter o teatro na cidade, muito mais do que um ponto turístico, é investimento. A homenagem a Nitis é significativa, ela é um nome importante do teatro. Não só para Londrina, mas para todo o Brasil.”

Silvio Ribeiro, coordenador da Escola Municipal de Teatro

* Supervisão: Célia Musilli/ Editora

Post original através de www.folhadelondrina.com.br

Post Comment