×

Ufal realiza Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Teatro — Universidade Federal de Alagoas

Ufal realiza Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Teatro — Universidade Federal de Alagoas

Nos próximos dias 18 a 22 de março, acontece mais uma edição do Pluralidades Cênicas – Semana Acadêmica do Curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento será realizado no Instituto de Comunicação, História e Artes (Ichca), no Campus A. C. Simões, em Maceió e apresenta os resultados das atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso.

O professor Washington Monteiro, que organiza o evento, explica que no Pluralidades a turma assume desde a autoria das obras expostas até a organização e divulgação do evento. “São 14 alunos do 6º período da disciplina de ACE [Atividades Curriculares de Extensão], envolvidos e engajados na produção, organização e divulgação do evento, sempre sob a coordenação do professor”, informa.

A ideia é que o evento possa dar mais visibilidade ao curso. “Queremos provocar um olhar ao curso, para suas carencias, mas não apenas lamentando, e sim mostrando que o curso existe e que está atuando”, lembra o professor.

A programação inicia sempre às 14h no Ichca e terá exposição fotográfica, contos para todas as idades, manifestações de cultura e tradições populares, pastoril, bumba-meu-boi, jogos teatrais, oficinas, além de um palco aberto no último dia (22), a partir das 14h30. Durante a programação também acontece a da 1ª Mostra de Visualidades Cênicas, confira mais abaixo.

 1ª Mostra de Visualidades Cênicas

Como parte da programação do Pluralidades Cênicas, os cursos de licenciatura em Teatro e em Dança se preparam para a realização da 1ª Mostra de Visualidades Cênicas. O evento, orientado pelo professor Anderson Diego Almeida, acontecerá no próximo dia 20, das 14h às 18h, no corredor Filartes do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), que fica no Campus A.C. Simões, em Maceió. A entrada é franca e não precisa fazer inscrição.

“O evento tem como objetivo expor, numa única tarde, os trabalhos de performances, esculturas, pinturas, instalações, figurinos, maquetes, videoarte, bonecos, máscaras, sombras, ruídos e brincantes, desenvolvidos ao longo do semestre. A organização é da turma de História da Arte, turma mista que inclui alunos de períodos e cursos diversos, como Teatro, Dança e História”, explica Jeronimo Silva, um dos organizadores da ação.

Ainda segundo ele, a dinâmica do evento consiste justamente nessa observação do público aos objetos e na apreciação do que ele chama de trabalhos instalativos, como vídeos e performances. “O público entra e sai nas salas e passeia entre as obras: alunos, professores, técnicos e prestadores de serviços da Universidade, assim como a comunidade externa. Por isso, não há inscrições. É só chegar no corredor Filartes!”, conclui Jeronimo Silva.

Post original através de ufal.br

Post Comment