×

Teatro Glaucio Gil, em Copacabana, vai reabrir com duas salas após reforma | Zona Sul

Teatro Glaucio Gil, em Copacabana, vai reabrir com duas salas após reforma | Zona Sul

Em agosto será entregue a obra da reforma do Teatro Glaucio Gil, em Copacabana. As intervenções tiveram início no mês passado e incluem renovação da nova parte elétrica e reforma de mezanino, camarins, fachada, letreiro, banheiros e poltronas, além de uma nova bilheteria. O objetivo é que público e artistas tenham mais conforto e segurança.

  • A fantástica loja de chocolates: Com mais de 80 sabores, Chocolatory, flagship da KitKat, chega ao Rio
  • Casa G20: Saiba como será a programação do espaço, que vai funcionar na Casa de Cultura Laura Alvim

Rafael Raposo, diretor do teatro, conta que o primeiro andar vai novas plateias laterais e poderá ser um espaço multiuso.

— Quando as obras estiverem concluídas, poderemos oferecer a opção do palco ser central e se adaptar conforme o perfil do espetáculo que será exibido —explica Raposo.

A mudança da parte elétrica vai garantir a segurança do local. Durante a pandemia, as fiações não receberam manutenção, e o sistema foi comprometido.

— A reforma vai nos permitir o uso de uma mesa de luz com possibilidade de acionamento de LEDs com rapidez nas apresentações. O local renovado agregará valor ao trabalho do artista que aqui se apresenta. E a nova fachada vai deixar o bairro de Copacabana mais bonito — diz o diretor.

A fiação elétrica do Teatro Glaucio Gil não recebia manutenção desde a pandemia — Foto: Divulgação/Izabela Fernandes
  • No Louvre aos 10 anos: Conheça a pequena artista carioca que vai expor em Paris

Com as intervenções, o teatro voltará a ter o seu teatro menor, que fica no mezanino. O espaço está fechado há 11 anos, quando o Corpo de Bombeiros fez novas exigências para seu funcionamento, após o incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Assim, a reforma vai permitir que o teatro volte a receber duas atrações ao mesmo tempo.

— O espaço vai ganhar uma segunda saída, que é uma exigência para a reabertura do teatro menor. Vamos ter também isolamento acústico. Essas modernizações vão permitir que a gente crie um cabaré cultural para promover shows de música, humor e espetáculos caricatos, acompanhando a tendência internacional — adianta Raposo.

O equipamento é do governo do estado e recebeu um investimento de R$1,8 milhão por meio do Programa Acelera Funarj, fundação vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. De acordo com Jackson Emerick, presidente da Funarj, o teatro é dos que mais precisavam de obras desde a década de 70. O governador Claudio Castro afirma que as obras valorizam o patrimônio de Copacabana:

— A recuperação do teatro possibilitará a devolução de um espaço mais moderno e seguro. Esta recuperação valoriza o patrimônio cultural local e regional. As manifestações artísticas serão mais valorizadas e o público estará em um ambiente confortável.

Post original através de oglobo.globo.com

Post Comment