×

Banda que se apresentaria no teatro atacado em Moscou fez história no rock russo e está proibida de se apresentar na Ucrânia | Música

Banda que se apresentaria no teatro atacado em Moscou fez história no rock russo e está proibida de se apresentar na Ucrânia | Música

O ataque que deixou ao menos 40 mortos e cem feridos em Moscou nesta sexta-feira (22) aconteceu quando o público se preparava para um show da veterana banda Picnic, uma das mais importantes na cena musical russa.

  • A que horas começa? Veja horários de todos os shows do Lollapalooza 2024
  • Lollapalooza 2024: como chegar, line-up, ingressos ainda disponíveis e o que mais você precisa saber para curtir o festival

O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque, que deixou em chamas o Crocus City Hall, sala de espetáculos onde o grupo se apresentaria, localizada dentro de um centro comercial, em um subúrbio de Moscou.

  • Primeiro dia: capa de chuva vira look indispensável no Lollapalooza 2024

A banda fez um post em seu perfil no Instagram na tarde desta sexta-feira, afirmando que seus quatro integrantes estão “vivos e a salvo”.

“Houve uma tragédia, cuja escala ainda não podemos compreender. Estamos acompanhando o noticiário e esperando informações oficiais. Os músicos e sua equipe estão vivos e a salvo”, diz o post.

A Picnic se apresentaria no Crocus City Hall nesta sexta-feira (22) e sábado (23) com o show da turnê “Tudo vai virar”. Os ingressos para os dois concertos estavam esgotados.

Progressivo e Art Rock

A Picnic foi formada em 1978, em São Petersburgo, por quatro músicos: Sergey Omelnichenko, Evgeny Voloschuk, Aleksey Dobychin e Edmund Shklyarskiy, que apostaram em uma mistura de rock progressivo e art rock.

Apenas o vocalista Edmund permanece na formação atual do quarteto, que conta ainda com o baterista Leonid Kirnos, o baixista Marat Korchemny e o tecladista Stanislav Shklyarskiy.

  • ‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Como outras bandas soviéticas nascidas no final dos anos 1970, a Picnic costuma fazer shows com grande apelo visual, tanto na cenografia do palco quanto nos figurinos. “É por isso que chamamos de show”, explicou o vocalista Edmund Shklyarskiy em entrevista.

As bandas do período não gravavam álbuns de estúdio já que o monópolio da edição de música estava nas mãos do governo central, que raramente lançava álbuns de rock. A Picnic e outros grupos comercializavam as gravações de seus shows feitas por estúdios independentes que começaram a aparecer na virada dos anos 1970 para os 1980.

Nascida em São Petersburgo, a Picnic era uma das bandas que se apresentava no Clube de Rock de Leningrado, fundado em 1981, e mantido pelos governos da cidade e o central. Durante muitos anos, o clube foi a maior casa de shows para o rock soviético.

Desde 2016, a Picnic está proibida de se apresentar na Ucrânia por ter feito um show na Crimeia, após a anexação do território pela Rússia.

Dois anos antes, a Rússia invadiu a Crimeia, então uma república autônoma em território ucraniano, alegando fortes laços históricos e culturais. Um plebiscito, sem reconhecimento internacional, é usado pelos russos como argumento sobre a legalidade da anexação. Para os ucranianos, a Crimeia segue um território sob ocupação russa.

Post original através de oglobo.globo.com

Post Comment