×

O premiado espetáculo ‘Bisa Bia, bisa Bel’ estreia no Teatro da UFF | Ana Cláudia Guimarães

O premiado espetáculo ‘Bisa Bia, bisa Bel’ estreia no Teatro da UFF | Ana Cláudia Guimarães

O espetáculo infantil “Bisa Bia, bisa Bel”, baseado no livro de Ana Maria Machado, dirigido e adaptado pela niteroiense Joana Lebreiro, comemora dez anos de carreira com duas sessões (dias 6 e 7 de abril) no palco do Teatro da UFF, ambas com intérprete de libras. No sábado (6), haverá um bate-papo sobre acessibilidade logo após a sessão. No dia seguinte, domingo, será realizada oficina gratuita de teatro para crianças de 6 a 12 anos, das 11h às 13h, com Viviana Rocha. O projeto é do ator e produtor Alexandre Mofati.

— Considero o premiado “Bisa Bia, bisa Bel”, de 1981, um livro emblemático e indispensável na nossa literatura, em termos de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, e um livro pioneiro sobre o assunto, se considerarmos o universo infantil. Uma menina que reflete sobre o passado, lembrando de sua bisavó, e sobre como será o futuro, imaginando a sua bisneta, para tomar suas próprias decisões, afirmando: “Eu sou eu”. É bastante atual, se pensarmos na discussão sobre o empoderamento feminino. E na premiada montagem, a dinâmica superdivertida da encenação e as músicas garantem o envolvimento — diz Mofati.

Esta produção de “Bisa Bia, bisa Bel” ganhou sete prêmios, incluindo o de melhor espetáculo do ano. A curta temporada na UFF faz parte do projeto “Circulação estadual — Nossa voz”, que levará a várias cidades do estado do Rio espetáculos que abordam temas como questões de gênero, homofobia e racismo, envolvendo os direitos humanos.

— Queremos reforçar a necessidade de darmos voz a grupos que são discriminados historicamente — ressalta o produtor.

A produção do espetáculo infantil “Bisa Bia, bisa Bel” é do também ator Alexandre Mofati — Foto: Rudy Hülhold

Post original através de oglobo.globo.com

Post Comment