×

Idosa comemora aniversário de 95 anos assistindo pela primeira vez peça do Festival de Curitiba | Festival de Teatro de Curitiba

Idosa comemora aniversário de 95 anos assistindo pela primeira vez peça do Festival de Curitiba | Festival de Teatro de Curitiba

Estreia de Maria da Aparecida Silva Klingelfuss na plateia — Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS

Nesta terça-feira (2) Maria da Aparecida Silva Klingelfuss completa 95 anos – vai ter bolo. Este ano as comemorações tiveram um gosto especial e começaram ainda no último domingo (31), quando ela assistiu pela primeira vez na vida a uma peça de teatro do Festival de Curitiba.

O dia ensolarado do domingo em Curitiba estava perfeito para um passeio fora de casa. Como Maria estava bem-disposta, a nora, a arquiteta Vera Regina Busnardo Klingelfuss, não teve dúvidas e decidiu levá-la ver uma peça exibida na Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba.

“Foi muito bom, me deixou animada, gostei do tema, a peça era colorida e viva. Foi uma tarde bonita, fico feliz quando saem comigo. A Vera faz de tudo para me agradar”, conta a aniversariante.

Mari, como é carinhosamente chamada pela família, assistiu ao espetáculo “Contarolando Histórias Pelo Mundo – Histórias de Princesas Guerreiras”.

A peça do grupo As Lucianas, do Rio de Janeiro, integra a programação da Mostra de Rua, do Fringe. Inclusive, uma das atrizes, Mariana Busnardo Jaco, é sobrinha da Vera.

“Ela gosta de passear, levá-la ao teatro foi uma maneira de fazer um programa diferente e também uma oportunidade de ver a cidade, há muito tempo ela não andava nessa região. Foi muito gostoso”, conta a nora.

Mesmo com certa dificuldade para andar, Mari atravessou a praça caminhando e pôde assistir à peça sentada em uma cadeira providenciada na hora pela produção.

Mari se aventurou em uma peça do Fringe — Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS

Mari nasceu em Joinville (SC) e e veio morar em Curitiba em 1950, aos 21 anos. Ela lembra de ir muito ao teatro quando era jovem. “Antes de ter filhos eu frequentava o Teatro Guaíra e vi grandes nomes como Procópio Ferreira e a comediante Consuelo Leandro”, lembra.

A atriz Mariana Busnardo Jaco contou que considera Mari sua tia avó e disse ter ficado honrada em tê-la na plateia.

“Há 15 anos o nosso grupo frequenta o festival e a nossa linguagem é para atingir todos os públicos, de todas as idades. Por isso gosto de fazer teatro de rua, porque é democrático. É lindo ver nosso trabalho reverberando nas pessoas. A Mari cantou, participou e foi muito lindo, emocionante”, disse a atriz.

Apresentação foi na Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba — Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS

Mari foi professora, teve três filhos, tem oito netos e cinco bisnetos. Há pouco mais de um ano, desde que precisou de cuidados mais intensos por conta da idade, passou a morar em uma casa de idosas. A nora, que é viúva, sempre está por perto e faz visitas, pelo menos, três vezes na semana.

“Ela gosta de interagir e é muito importante que ela saia e encontre outras pessoas. Se houver nova oportunidade, com certeza, vou levá-la para ver outras atrações do Festival”, diz.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Post original através de g1.globo.com

Post Comment