×

competências socioemocionais por meio do teatro

competências socioemocionais por meio do teatro

Palavras, gestos e atitudes. Ele pode ser de diferentes formas, mas deixa marcas para uma vida toda. O 7 de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola e, com o intuito de combater esse problema frequente no ambiente escolar, um projeto que teve início no ano passado ganha força em 2024.
O projeto ‘Bullying no contexto escolar: estratégias de combate e prevenção’ surgiu como uma proposta da turma de 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo, em 2023. Instigados a desenvolver um projeto da turma, os estudantes escolheram a temática devido aos casos de ameaças a escolas e divulgação de possíveis atentados na época.
Orientados pelas professoras Marília Haas e Elisa Herrmann, os estudantes fizeram pesquisas para aperfeiçoar os conhecimentos na temática e aplicaram formulários para identificar como estava a situação no educandário. As pesquisas também foram enviadas para aplicação em todas as escolas municipais.
Com a intenção de trabalhar a temática de forma lúdica e interativa, foram criadas peças de teatro para tratar questões relacionadas a emoções, comportamentos e saúde socioemocional. Além da própria escola, o teatro foi apresentado na Emef Alfredo Scherer, de Venâncio Aires, e Emef Santo Antônio de Pádua, de Mato Leitão.
Com o sucesso da iniciativa, o projeto teve seguimento neste ano com a criação do ‘Clube SuperAção: veja, sinta e escute com o coração’. Atualmente com cerca de 50 membros, contempla estudantes do 4º ao 9º ano da Emef Macedo, além de integrantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Luiz, localizada em Vila Santa Emília. A intenção é oportunizar que alunos de outras escolas integrem o clube. “Eles são incentivados a se colocar no lugar do outro, ajudar o próximo e falar sobre suas emoções. Beneficia quem desenvolve e quem participa”, destaca Marília.

PROTAGONISMO
A professora também cita o protagonismo dos estudantes no projeto, com a indicação de ideias e participação ativa. Eles são divididos em departamentos para melhor organização e, nesta semana, foi eleita uma diretoria para o Clube SuperAção. A presidente é Gabrielli Vilante, vice Gabriel Azevedo, secretário Guilherme Azevedo, vice-secretária Camilly Santiago e tesoureiro Matheus Henrique dos Santos. “Nós precisamos combater o bullying, ele realmente não é brincadeira. E por meio do teatro conseguimos transmitir o que queremos de uma forma mais próxima de quem assiste”, afirma Gabrielli.
Os integrantes realizam círculos da paz e apresentações de peças teatrais que alertam para questões relacionadas a emoções, comportamentos e saúde socioemocional.

APOIO
Diretora da Escola Macedo, Erica Franck, destaca a importância do projeto ao realizar ações positivas que visam o bem-estar dos estudantes. “Nós vamos sempre apoiar essas ideias, o mérito é todo das professoras que estão engajadas com o projeto e os estudantes que estão muito focados sobre onde querem chegar”, reforça.
As novidades do projeto podem ser conferidas no Instagram @emef.macedo.clubesuperacao. O grupo também está disponível para apresentação das peças em outras escolas.

China Brasil Tabacos apoia iniciativa

Brasil Tabacos (CBT) implantou três eixos de trabalho que devem nortear a atuação da empresa nos próximos anos: CBT Conecta, com ações internas voltadas para os colaboradores; CBT do Bem, grupo de voluntariado corporativo que realiza ações solidárias para beneficiar o próximo; e CBT Transforma, que destina apoio financeiro para projetos sociais desenvolvidos na comunidade.
A analista de Compliance e Sustentabilidade da CBT, Edislene Pinheiro Caseiro, salienta que o projeto Clube SuperAção vai ao encontro da ideia de contribuir com a comunidade por meio da valorização de projetos que tratem de assuntos tão relevantes como o bullying e a saúde mental. “As crianças são nosso futuro, a CBT quer contribuir para que muitas pessoas tenham acesso a esse trabalho que destaca um assunto tão importante”, destaca.
A empresa contribui financeiramente para que este projeto aconteça. “O CBT Transforma é uma forma de apoiar projetos locais que valorizem a comunidade e façam a diferença na vida das pessoas e, com certeza, esse projeto cumpre esse papel”, complementa Edislene. A empresa deve apoiar novas iniciativas ao longo do ano.

O projeto já foi premiado com 1º lugar na Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi) e foi destaque na Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci).

Post original através de folhadomate.com

Post Comment