×

De Lygia Clark a mulher madura e solitária, Carolyna Aguiar estrela duas peças no Rio | Teatro e dança

De Lygia Clark a mulher madura e solitária, Carolyna Aguiar estrela duas peças no Rio | Teatro e dança

Ao lado da amiga de adolescência e comadre Luisa Thiré, Carolyna Aguiar sobe ao palco da Sala Eletroacústica, na Cidade das Artes, para nova temporada da comédia dramática “A inquilina”, dirigida por Fernando Philbert e escrita pela americana Jen Silverman. Se aos finais de semana as atenções são para as duas — na pele de mulheres solitárias de seus 50 e poucos anos que se unem para dar uma virada nas próprias vidas —, às terças e quartas os holofotes são todos para a atriz, que também estrela “Lygia”, no Teatro Poeira. No monólogo dirigido por Maria Clara Mattos e Bel Kutner, Carolyna interpreta Lygia Clark (1920-1988), a partir de relatos dos diários da artista plástica vanguardista.

Em cartaz com os dois espetáculos até o fim de abril, não só no papéis de protagonista como também na função de produtora, Carolyna garante que a jornada dupla (ou quádrupla, no caso) é “um privilégio”.

— As duas peças falam de mulheres muito fortes, desbravando novos caminhos. Acredito que são um convite à libertação — diz.

  • Leia também: ‘Brasil e Irã são mais parecidos do que a gente imagina’, dizem diretores de peça que estreia no Rio

Para a atriz, cada um dos textos deixa mensagens importantes para o público, em especial para as mulheres.

— A Lygia Clark ousou explorar novos espaços, e nos convida a fazer o mesmo, tanto como pessoas como artistas, porque ela acreditava que todos somos artistas. Já “A inquilina” fala de uma relação de duas mulheres que, quando se veem juntas, começam a dar força e coragem uma para a outra. Como mulher de 54 anos, também estou encontrando em mim as minhas barreiras e tentando transpô-las. Não quero ficar parada no tempo.

  • Em abril: Larissa Manoela volta aos palcos com ‘A Noviça Rebelde’, em nova versão do musical que encenou aos 8 anos

Programe-se:

‘A inquilina’

Onde: Cidade das Artes (Sala Eletroacústica), Barra. Quando: Sáb, às 20h. Dom, às 19h. Até 28 de abril. Quanto: R$ 60. Classificação: 16 anos.

‘Lygia’

Onde: Teatro Poeira, Botafogo. Quando: Ter e qua, às 20h. Até 24 de abril. Quanto: R$ 60. Classificação: 14 anos.

Post original através de oglobo.globo.com

Post Comment