×

Com peça em cartaz em Sorocaba, produtor artístico fala sobre relação com o teatro: ‘Paixão que sempre existiu’ | Sorocaba e Jundiaí

Com peça em cartaz em Sorocaba, produtor artístico fala sobre relação com o teatro: ‘Paixão que sempre existiu’ | Sorocaba e Jundiaí

Giovani é produtor e ator na peça ‘Daqui Ninguém Me Tira’ — Foto: Arquivo pessoal

Desde os primeiros momentos de consciência, quando a mente ainda é uma tela em branco, pronta para ser pintada pelas cores da vida, o teatro pode se infiltrar na alma de uma criança e moldar seu modo de ser.

No caso de Giovani Tozi, não foi diferente. O ator e produtor artístico, que apresenta um espetáculo em sua terra natal, Sorocaba (SP), destaca que a arte conseguiu captar o brilho de seus olhos ainda nos primeiros anos de existência.

“Na verdade, não consigo me lembrar de quando ela não existiu. Por 11 anos, estudei em uma escola da cidade onde havia muitos eventos culturais. Então, tive muito incentivo na área desde criança. Na época, era comum os meninos participarem dos esportes, mas a dança, a arte, o teatro, sempre chamaram muito mais a minha atenção”, relembra.

Peça retrata a figura das vedetes, que utilizavam trajes exuberantes e burlescos — Foto: Arquivo pessoal

Giovani iniciou carreira na produção, em 2005, com o espetáculo “Corpo Estranho”, que retratava, por meio da dança, a reação dos anticorpos no organismo. Seu trabalho mais recente, “Daqui Ninguém Me Tira”, conta com apresentações em todo o estado de São Paulo, incluindo Sorocaba.

“A peça mais recente, (…) é uma comédia musical. Ela retrata a especulação imobiliária de uma maneira muito interessante. O apagamento da história e da sociedade é uma das questões abordadas, com casarões antigos que contam a nossa cultura. No espetáculo, um deles abriga uma drag queen que se vê despejada”, explica.

Giovani Tozi (à esquerda), Noemi Marinho (ao centro) e Neyde Veneziano (à direita) compõem o time da produção do espetáculo — Foto: Arquivo pessoal

Em “Daqui Ninguém Me Tira”, o sorocabano revela que o teatro de revista gênero de espetáculo composto por números que valorizam o texto, em críticas aos costumes sociais – exerce uma forte influência, juntamente à figura das vedetes, artistas femininas derivadas de bordéís que utilizavam trajes exuberantes e burlescos.

“O teatro de revista é a área da Neyde Veneziano, diretora. Ela, que possui cinco livros lançados sobre o assunto, fez estudos longos sobre a figura da vedete. Agora, elas são representadas pelas drag queens, que usam da feminilidade, do corpo e das plumas. A peça vem com uma provocação interessante e divertida. Minha expectativa está bem alta”, conta.

Jô Soares e Giovani Tozi trabalharam juntos na última peça dirigida pelo humorista — Foto: Arquivo pessoal

Experiência ao lado de Jô Soares

Com um extenso currículo artístico, Giovani destaca sua forte relação com o apresentador Jô Soares, falecido em 2022. Os dois trabalharam juntos na peça “Gaslight”, que aborda o abuso psicológico em relacionamentos afetivos.

“Eu realmente tive o privilégio, em 2012, de conhecer esse mestre que o Jô foi. Ele mudou completamente minha visão e trajetória da arte. ‘Gaslight’ foi a última peça que ele dirigiu e foi um divisor de águas na minha vida”.

“As pessoas conheceram o Jô apresentador, humorista. Poucos sabem do lado teatral que ele teve. Um humor muito específico, matemático. Minha tese de doutorado está baseada nessa característica que ele tinha. Ele me motivou muito, fiquei apaixonado pela forma que ele conduzia o trabalho”, finaliza.

Espetáculo passará por Sorocaba (SP) no dia 27 de abril — Foto: Divulgação

Elaborada pela dramaturga Noemi Marinho, “Daqui Ninguém Me Tira” é dirigida por Neyde Veneziano e conta com os atores Giovani Tozi e Alexia Twister.

O musical será apresentado em Sorocaba, no próximo sábado (27), no Teatro Municipal Teotônio Vilela. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site.

O Teatro Municipal Teotônio Vilela fica na Avenida Doutor Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n°, no bairro Alto da Boa Vista.

*Colaborou sob supervisão de Matheus Arruda

VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM

Post original através de g1.globo.com

Post Comment