×

confira a agenda cultural do fim de semana – Portal GCMAIS

confira a agenda cultural do fim de semana – Portal GCMAIS

O primeiro fim de semana do mês de maio chega com uma programação repleta de opções para todos os públicos em Fortaleza e no restante do estado. Na Capital, o destaque é para a programação da Estação das Artes, que terá a apresentação da Grande Roda de Samba em homenagem a trabalhadoras e trabalhadores.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Já no interior do nosso estado, o destaque é o Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) que retorna ao Centro-Sul após uma pausa de cinco anos. Mais de 25 grupos vão se apresentar durante os oito dias de festival, que também terá shows musicais e roda de conversa para promover interação com o público. Confira esses e outros destaques na agenda cultural do GCMais:

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Estação das Artes

O Dia do Trabalhador (01/05) será comemorado neste sábado (4) com a Grande Roda de Samba, projeto musical do Moto Libre e extensão da consagrada Roda de Samba, que surgiu há mais de dois anos em Fortaleza com a missão de ser uma plataforma itinerante de destaque para os diversos talentos locais.

Às 17h, Belinho dará início às celebrações com o fino da batucada, contando com a participação especial de Rafael Melo. Em seguida, às 20h, os veteranos mais românticos da cidade assumem o palco. Estreando na Estação das Artes, é a vez do Mesura, que recebe Gabi Nunes para passear do samba romântico ao pagode raiz.

O domingo (5) é de Feira Mais Vinil, de 10h às 15h. Enquanto os amantes dos discos garimpam, o som fica por conta do DJ Nego Célio, durante a manhã, e dos DJs Aires e Kinas a partir do horário do almoço no Mercado AlimentaCE.

Já a criançada poderá participar da Oficina de Pintura Infantil “Minha Primeira Paleta de Cores”, com Iure Tavares e Fleuri Cardoso. A atividade navega pela experiência da descoberta do mundo das cores na infância e as relações colorísticas que dela advém. Por meio da distribuição de godês, tintas guache, pincéis e demonstrações práticas, as crianças serão instigadas, a partir de cores primárias, a criar cores secundárias e terciárias e construir sua própria paleta de cores, dando livre curso à sua capacidade criativa.

Entre 11h e 12h, o público poderá se divertir também com a intervenção Gran Circo Malabar, ação em parceria com o Sesc Ceará. Trata-se de um espetáculo lúdico de grande interação, que apresenta o malabares no olhar do palhaço popular. O Palhaço Pitchula combina habilidade e muita gaiatice em uma aventura pela tradição do circo e da cultura popular. Monociclo, Clavas, Bolinhas, Corda bamba, uma a uma, diferentes técnicas vão aparecendo e cativando a atenção dos espectadores, levando-os entre risos, surpresas e desafios, ao grande truque final.

Festival de Teatro de Acopiara (CE)

Festival de Teatro de Acopiara (CE)

Foto: Reprodução

Começa neste sábado (4), a 27ª edição do Festival de Teatro de Acopiara (FETAC), evento que traz programação para toda a cidade, distritos e atrai visitantes de vários municípios da região. Durante oito dias, haverá apresentações de peças teatrais, shows musicais, além de rodas de conversa. Tudo com acesso gratuito.

Com o tema “Revivendo o Espírito do Teatro”, o festival que não era realizado desde 2019, volta com força total com uma agenda repleta de atrações até o próximo dia 11 de maio, em Acopiara, município de 52 mil habitantes, que fica a 352 km de Fortaleza.
Nesta edição, foram selecionados nove grupos teatrais que vão se apresentar na Mostra FETAC em Cena, com palco montado no Centro Social da cidade.

Mostra de Artes Cênicas acontece neste final de semana no TJA

Acontece até domingo, dia 5 de maio, no Teatro Morro do Ouro e na Praça Mestre Boca Rica, ambos no Theatro José de Alencar, a CUIA: Mostra de Artes Cênicas. A programação conta com espetáculos seguidos de rodas de conversas presenciais, além de bate-papo virtual sobre Produção Cultural, com intuito de dar continuidade a ações de fomento artístico cultural que movimentam a Economia da Cultura, alcançando públicos além da capital cearense. A programação é gratuita. Mais informações no Instagram: @cuiamostradeartescenicas.

Feira Literária em Sobral

Vem aí a Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi), realizadas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), com o objetivo de fomentar o acesso ao livro, leitura e à literatura, estimular a formação de leitores de todas as idades. Trata-se de uma grande celebração do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca, onde a cidade recebe uma Festa Literária.

Cada edição conta com a realização de diversas atividades, como produções artísticas e culturais da região, atividades formativas e debates com autores, além de feira literária, recebendo, por três dias, uma programação diversificada e gratuita, composta de atividades que convidem a fruição e leitura. A Flasi, bem como suas Festas Literárias, acontece até o dia 4 de maio.

Planetário Rubens de Azevedo

O Planetário Rubens de Azevedo mantém a oferta de programações gratuitas e sessões lúdicas de quinta a domingo, duas delas acessíveis em Libras. Mais informações sobre o Planetário podem ser acompanhadas na página do espaço (www.planetariorubensdeazevedo.com.br).

Aos domingos (5, 12, 19 e 26), sempre às 16h, tem Música nas Estrelas, programa de sessões especiais que combinam projeções em fulldome com trilhas musicais. Desenvolvidas pela equipe do Planetário Rubens de Azevedo, as sessões conduzem o público a uma viagem imaginária pelo tempo e pelo espaço, entre nebulosas, galáxias, constelações, exoplanetas e muito mais, ao som de encantadoras músicas. O acesso é gratuito, sendo necessário retirar convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário, sendo disponibilizados 50 lugares por sessão.

Universidade das Artes tem espetáculo de palhaçaria

A Universidade das Artes segue com apresentações gratuitas do Projeto Comicidade em Foco neste final de semana. No sábado, a partir das sete horas da noite, o público vai ter a chance de conferir o espetáculo “A Mulher Mais Forte do Mundo”, interpretado por Sâmia Bittencourt. De um modo cômico popular, a artista recria o show dos chamados super-homens, ou melhor, da super-mulher. A programação traz ainda outros números de palhaçaria com grupos e artistas convidados, além de aulas-show. A Universidade das Artes fica na sede do KAOS Coletivo, na Rua João Cordeiro, 3226, bairro Joaquim Távora.

Leia também | Lucas Penteado e Juan Paiva vencem prêmio por filme sobre Claudinho e Buchecha

Post original através de gcmais.com.br

Post Comment