×

ARTE E CULTURA | Descubra a Essência do Rio

ARTE E CULTURA | Descubra a Essência do Rio

Música, artes plásticas, teatro, performance, cinema, literatura, poesia, programação infantil, gastronomia carioca de rua, festas noturnas e muita boemia dão o ritmo e as muitas cores da QueeRIOca, centro de referência de arte e cultura  LGBTQIAPN+ recém-inaugurado no Rio de Janeiro.


 


Multifuncional, a iniciativa do casal Laura Castro e Cristina Flores ocupa um lindo casarão colonial do século 19, na Travessa do Comércio, n.16, no histórico Arco do Teles, bem ao lado da Praça XV, no Centro Histórico da cidade. São 200m2, divididos em dois andares, abertos de terça a domingo.  



O QueeRIOca apresenta uma programação intensa, que prima pela diversidade. A curadoria fica a cargo de uma equipe multidisciplinar residente, que organiza as atrações fixas e flexíveis, gratuitas e pagas. Os parceiros que formam esse grupo são o artista plástico Daniel Toledo, o grupo Teatro do Afeto, a Livraria Pulsa, focada em destacar a autoria de obras LGBTQIAPN+, o produtor e diretor de cinema Gabriel Bortolini, e as DJs Tata Ogan e Marta Supernova. 



Entre os destaques desta semana, está a nova exibição Cineclube Queer com o filme “Aos Nossos Filhos”. Premiado em diversos festivais mundo afora, o longa dirigido por Maria de Medeiros é estrelado por Marieta Severo, José de Abreu, Laura Castro e grande elenco. 



No sábado, serão três atrações, uma para cada parte do dia: pela manhã, oficina de jardinagem de Cristina Flores, no Queer Mirim; à tarde, à tarde, Roda de Samba da Eliza Rosa, e participação de instrumentistas diversas e, à noite, estreia do show da banda Futura, projeto das travestys Nayara Danielly, multi-instrumentista, arranjadora e produtora musical carioca e Angeliq Farnocchia, cantora e pianista paulista.



Vale lembrar a continuidade da temporada do show “A voz de uma pessoa vitoriosa”, do trio formado por Laura Castro, Sandra Nissely e Nayara Danielly; e da peça “Todos os homens do mundo”, monólogo escrito, dirigido e interpretado por Cristina Flores. Confira os detalhes abaixo! 



Um aviso importante! A partir desta semana, o centro funcionará em novos dias e horários: de terça a quinta-feira, das 14h às 22h, e nas sexta e sábados, das 10h às 02h. As rodas de samba agora passam a acontecer quinzenalmente aos sábados à tarde, após a Queer Mirim, após a programação infantil, pela manhã. 



A QueeRIOca faz parte do projeto de revitalização da região promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro a partir do edital Reviver Cultural, que busca viabilizar novos empreendimentos no Centro da cidade. A iniciativa tem apoio da Junta Arquitetura, da AbraCasa, e da cervejaria Heineken.


Programação da Semana Queerioca


 


08/05 I quarta-feira I 19h [show: A Voz de Uma Pessoa Vitoriosa]


Show de Jazz e MPB com Laura Castro (voz), Nayara Danielly (arranjos, piano e flauta) e Sandra Nisseli (baixo) I Gratuito



Um grito de vitória, depois de quatro anos mergulhados em um governo facista, reunindo musicistas mulheres, pretas e/ou LGBT+. Laura Castro, mulher lésbica, compositora, cantora e interprete, Sandra Nisseli, contrabaixista e compositora e Nayara Danielly, arranjadora e compositora, nos sopros. O trio de mulheres vai levar ao palco músicas autorais e interpretações de pérolas da MPB como a canção que dá título ao show, de Caetano Veloso. As apresentações vão também misturar textos e poesias a exemplo do show “Primavera das Mulheres: Um Show Manifesto”, de 2016, dirigido por Laura Castro, pelo qual ela recebeu indicação ao Prêmio Mulher Cidadã da Câmara dos Deputados com o apoio do então deputado Jean Wyllys.


09/05 I quinta-feira I 19h [Cineclube Queer]

Exibição do filme “Aos Nossos Filhos” + debate com a atriz e roteirista Laura Castro I Duração: 107 min  I Direção de Maria de Medeiros


Valor R$ 20,00 (sympla, pix ou cartão de débito) I capacidade: 50 pessoas



A produção franco-brasileira acompanha Vera (Marieta Severo), a coordenadora de uma ONG que cuida de crianças soropositivas, que precisa lidar com suas próprias contradições diante da escolha da filha, Tânia (Laura Castro), que deseja ser mãe de uma criança gestada no ventre de sua companheira, Vanessa (Marta Nóbrega). Vera sempre foi uma mulher corajosa e progressista, mas se vê confrontada com o seu passado e suas escolhas, quando não consegue aceitar as decisões e o relacionamento homoafetivo de sua filha. Vista como uma radiografia dos meses anteriores à última eleição presidencial no Brasil, a história propõe reflexões sobre as diferenças entre as gerações de pais e filhos, em questões como adoção, inseminação artificial e soropositividade em crianças e adultos. José de Abreu, Cláudio Lins, Antônio Pitanga, Denise Crispim, Aldri Anunciação e Ricardo Pereira completam o elenco. 



Adaptada da peça homônima (2013-2016), a história, escrita e protagonizada por Laura Castro – com base em experiências de sua vida -, acaba de ganhar um livro com o texto da peça em uma edição bilíngue (português-francês), pela editora Cândido. Laura também assina o roteiro do filme junto à atriz e diretora Maria de Medeiros, que atuou ao seu lado na peça teatral.



O longa estreou na França, em fevereiro de 2022, e passou por mais de 20 festivais pelo mundo, incluindo o Festival do Rio (2019) e o Festival de Havana, em Cuba (2020). A produção ganhou menção honrosa no Cineffable (Festival de Cinema Lésbico e Feminista de Paris – 2020), o prêmio de Melhor Roteiro no Festival Mix de Milão (2021) e o Prêmio dos Estudantes no festival francês International du Film Politique (2022).



Ficha técnica:


Elenco – Marieta Severo, José de Abreu, Laura de Castro, Marta Nóbrega, Cláudio Lins, Antônio Pitanga, Denise Crispim, Aldri Anunciação e Ricardo Pereira.


Direção – Maria de Medeiros


Distribuição – Imovision


Coprodução – Globo Filmes e Canal Brasil


Roteiro – Laura Castro e Maria de Medeiros


Produção – Paula Cosenza, Denise Gomes, Laura de Castro, Marta Nóbrega, Thierry Lenouvel


Produção Executiva – Gisela Camara


Produtor Associado – Carlos Diegues


Coprodutor – Gustavo Angel


Direção de Fotografia – Edgar Moura


Direção de Arte – Ana Paula Cardoso


Figurino – Renata Russo


Som – Pedro Sá Earp


 


10/05 e 11/05 I sexta-feira e sábado I 19h30 [Teatro: Todos os Homens do Mundo] I TODAS AS SEXTAS E SÁBADOS DE MAIO (03,04,10,11,17,18,24 ,25 e 31) I Valor R$ 40,00 (pix ou cartão de débito) I capacidade: 50 pessoas



Em uma espécie de Tik Tok adulto, Cristina Flores dubla as vozes de Mariana Lima, Camila Pitanga, Titane, Maria de Medeiros, Barbara Santos, Ishtar Yazin, Laura Castro e Bianca Ramoneda. “Todos os Homens do MUndo” é uma ficção científica feminista distópica, que se passa em 2228, quando todos os homens cis morreram.



Ficha Técnica:


Dramaturgia, atuação e direção: Cristina Flores.


Vozes de Mariana Lima, Camila Pitanga, Titane,Maria de Medeiros, Bárbara Santos, Ishtar Yasin, Laura Castro e Bianca Ramoneda.


Trilha Sonora: Raif Emerich


Figurino: Ticiana Passos


Luz: Bruno Primo de Melo


Video: João Marcelo Iglesias


Produção: Kellys Kelfis


10/05 I sexta-feira I 20h30 [Música] I 


Show da banda Futura, com Nayara Danielly e Angelic | Gratuito 



FUTURA nasce do encontro de duas artistas travestys no Rio de Janeiro. Nayara Danielly, multi-instrumentista, arranjadora e produtora musical carioca e Angeliq Farnocchia, cantora e pianista paulista. As duas apresentam um espetáculo ímpar, que impressiona e emociona à todes. Ao ver os teclados, violão, contrabaixo, percussões, saxofone e flauta transversal sobre o palco, o público já se dá conta da sofisticação sonora antes mesmo da primeira nota. No repertório, composições autorais que abordam temas relacionados à realidade da dupla, como a transição de gênero, as dificuldades de acesso das mulheres trans ao mercado de trabalho e a uma vida digna, a violência contra a mulher, histórias de amor, de luta e sobrevivência, e intimidades que ambas revelam como representantes da comunidade LGBTQIAP+. O show também inclui canções de artistas consagradas. FUTURA evoca as sensibilidades de ser e existir em corpos apagados pela sociedade. FUTURA é a potência do futuro em formas femininas: é sobre a construção de possibilidades, a criação de pontes afetivas, a conexão de pessoas e lugares através da arte dos sons, e principalmente, é sobre a coragem de ser você mesma, brilhar e ser luz.


 


11/05 I sábado I 11h [Queer mirim: leitura de “Julian é uma Sereia” com Bárbara Aires]  SEMPRE AOS SÁBADOS PELA MANHÃ


Sujeito à lotação I Gratuito



“Enquanto andava de metrô com a avó, Julián avistou um grupo de mulheres extremamente arrumadas. O cabelo delas era esvoaçante e em tons vivos, seus adornos reluziam, e os vestidos terminavam numa belíssima cauda de sereia. A alegria delas era contagiante. Já em casa, ainda encantado, Julián sente vontade de se arrumar como uma sereia. Mas o que será que a avó vai achar da bagunça que ele fez – e, ainda mais, o que ela vai pensar sobre a forma como Julián se vê?” Um livro delicado e colorido sobre amor e, principalmente, respeito. 


“Julián é uma sereia” ganhou inúmeros prêmios, entre eles o da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, categoria Opera Prima, por abordar com delicadeza temas como individualidade, apoio familiar e diversidade.


11/05 I sábado I 15h [Música] I QUINZENALMENTE, AOS SÁBADOS


Roda de Samba da Eliza Rosa | Gratuito (e também pelo Sympla)



Eliza Rosa é multiartista, cineasta, compositora, e constrói espaços seguros para mulheres e pessoas LGBTQIA+ através da música. O samba da Eliza Rosa é um projeto de samba com orgulho, representatividade e força feminina. O repertório passa por diversos sambas-canção, pagodes e samba partido alto, tocado por uma banda completamente feminina.


27/04 a 30/06 | mostra permanente [Exposição DiferEntre] 


Gratuito



Mostra coletiva com obras de 32 artistas contemporâneos cariocas ou residentes no Rio. Fotografias, pinturas, esculturas e instalações de nomes como André de Castro, Dyó Rastros de Diógenes, Gabriela Marinho, Juca, Marcela Cantuária, Marcos Chaves, Matheus Rocha Pitta, Monica Ramalho, OPAVIVARÁ, entre outros, sob curadoria de Dany Toledo. 



Capacidade: 200 lugares


Horário de funcionamento: Terça a sexta: das 14h às 22h | Sábado: das 10h às 2h


E-mail para contato:  queerioca@queerioca.com


Instagram: @queerioca


 



Post original através de bafafa.com.br

Post Comment