×

Teatro Castro Mendes apresenta hoje a ópera ‘Suor Angélica’

Teatro Castro Mendes apresenta hoje a ópera ‘Suor Angélica’

A comovente história de Angélica, uma jovem nobre de Florença, enviada a um convento após ter um filho fora do casamento, é o tema da ópera em um ato de Giacomo Puccini (1858-1924), que será apresentada hoje (dia 9), às 20h, no Teatro Municipal Castro Mendes. Sob a regência e direção musical de Cinthia Alireti, da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), e a direção geral e artística de Paulo Esper, da Cia. Ópera São Paulo, o concerto reunirá no palco a orquestra com 50 músicos, mais 11 mulheres cantoras. A apresentação tem classificação de 12 anos e terá entrada gratuita, com abertura do teatro 30 minutos antes do início.

A regente Cinthia Alireti conta que esta é uma das últimas óperas escritas por Puccini, “mostrando bastante maturidade técnica, com uso de uma paleta harmônica bem densa, para descrever as emoções profundas de uma mulher enclausurada num convento por sete anos, sem notícias da família ou de seu filho ilegítimo, do qual teve que abrir mão por causa da vergonha da família”.

Ela questiona se “alguma família, nos dias de hoje, tomaria uma atitude parecida se uma filha ficasse grávida fora de um casamento?” e complementa que a ópera foi escrita “justamente para ilustrar a situação de uma mulher cuja única opção é seguir o caminho imposto por uma sociedade com regras rígidas e cruéis”.

A montagem faz parte do projeto “A Caminho do Interior”, organizado pelo Consulado Geral da Itália e pelo Instituto Italiano de Cultura, ambos de São Paulo. O diretor Paulo Esper explica que “o concerto traz uma oportunidade imperdível de apreciação de uma das obras mais tocantes de Puccini e o projeto irá percorrer 18 cidades do interior”. Campinas foi escolhida para abrir o projeto pela parceria com a Orquestra da Unicamp e pela cidade ter um Consulado Italiano Honorário. “Suor Angélica” teve sua estreia mundial em 14 de dezembro de 1918 na Metropolitan Opera de Nova York, com libreto de Giovacchino Forzano. Em São Paulo, sua primeira apresentação foi em 1919 no Theatro Municipal e a última em 26 de novembro de 1992.

Ópera ‘Suor Angelica’, de Giacomo Puccini

Quando: Hoje, dia 9, às 20h

Onde: Teatro Municipal José de Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, nº 62, Vila Industrial, Campinas

*O estacionamento da Estação Cultura (Rua Francisco Teodoro, nº 1.050), que fica ao lado do teatro, será liberado para quem for assistir à ópera.

Assuntos Relacionados

Compartilhar

Post original através de correio.rac.com.br

Post Comment