×

Drama francês “As Criadas” chega aos palcos do Teatro Deodoro no dia 31 de maio

Drama francês “As Criadas” chega aos palcos do Teatro Deodoro no dia 31 de maio

Uma trama cheia de sensualidade e mistério. É o que o público pode esperar do espetáculo “As Criadas”, dirigido e produzido pelo Centro de Pesquisas Cênicas (CEPEC). O drama francês de Jean Genet chega aos palcos do Teatro Deodoro a partir do dia 31 de maio, às 20h, e retrata o lado psicológico de duas irmãs – Claire e Solange – que trabalham para a Madame. Em um jogo que envolve raiva, rancor, submissão e admiração, as duas planejam a morte da patroa e prometem deixar o público de olhos fixos na produção que é dirigida por Claudemir Santos.

O diretor antecipa para o público a atmosfera do espetáculo. “Vamos desvendando o espetáculo em cada ato, em cada cena. Para mim, é uma honra montar um clássico tão importante para a dramaturgia. As Criadas é um fenômeno, super reconhecido e um dos espetáculos mais montados no mundo, uma obra de denúncia à vida de empregadas que de fato existiram. Trazemos para o palco questões que são ainda atuais, infelizmente, como abuso sexual e assédio moral”, explica Claudemir Santos.

O cenário escolhido pelo diretor é o quarto da Madame, com seus vestidos, lingeries, joias e maquiagens e é nesse espaço que o ritmo vai crescendo, que os corpos em cena aparecem, por conta de um trabalho corporal minucioso da direção com as três atrizes que conduzem todo o espetáculo.

Fazem parte do elenco Aldine de Souza, Ana Cecília Silva e Lara Oliveira. Aldine de Souza – que dá vida à Claire – é atriz veterana e traz para o público toda a sua experiência com os palcos. Ela conta como é participar desse processo de construção.

“Sinto um imenso orgulho de fazer parte dessa produção alagoana que está trazendo um legítimo drama francês com uma excelência artística ímpar. O público pode esperar um espetáculo esteticamente hipnotizante e reviravoltas imprevisíveis”.

Já a atriz Lara Oliveira – que interpreta a criada Solange – o espetáculo representa um jogo entre duas irmãs. “A Solange carrega dentro de si o ódio reprimido pela Madame e pela sua condição de criada. Ela ama a irmã, mas tem repúdio por toda a situação que elas se encontram, tornando-a agressiva muitas vezes, dentro e fora desse jogo”.

Para Ana Cecília Silva – que interpreta Madame – o grande diferencial do espetáculo é fazer o público se perguntar quem está com a razão neste jogo. “Serão os excluídos como as duas criadas ou será a Madame? Será que os acontecimentos justificam o ódio destrutivo das duas irmãs pela patroa? São questões que só o público que irá nos prestigiar pode responder. Com certeza todos sairão emocionados com essa grande obra do teatro mundial encenada por artistas 100% alagoanos”.

Sobre o CEPEC

Fundado em dezembro de 2013, o Centro de Pesquisas Cênicas (CEPEC) é um núcleo de estudos que prima pela qualidade teatral. O grupo utiliza as referências bibliográficas de teatrólogos e estudiosos das artes cênicas que visam o corpo do ator como ferramenta principal do teatro. O espetáculo conta com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult)

FICHA TÉCNICA (Principais)

SERVIÇO

As Criadas

Local: Teatro Deodoro

Dias: 31/05 (20h); 01/06 (19h30) e 09/06 (19h30);

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) / 30,00 (meia)

Vendas por meio da plataforma Sympla, com o elenco e na recepção do Centro de Pesquisas Cênicas.

Post original através de www.cadaminuto.com.br

Post Comment