×

Irmãos Saúde apresentam Circo Sobre Rodas

Irmãos Saúde apresentam Circo Sobre Rodas

O Circo Teatro Artetude é um grupo que estuda e pesquisa tecnologias para espetáculos de rua. Com uma trajetória de 24 anos, os Irmãos Saúde – Ankomárcio e Ruiberdan Saúde –  já tiveram a oportunidade de se apresentar em todos os estados do Brasil. E nesse momento, os palhaços Chaubraubrau e Raquaquá se preparam para mais uma caravana, que começa nesta sexta-feira (17/5), na Estrutural. De lá, seguem para Unaí, Minas Gerais e depois Olhos d’Água, Goiás, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

São seis apresentações do espetáculo “O Circo dos Irmãos Saúde”, sempre seguidas da exibição do filme “Cuidado! Palhaços”, do cineasta Pablo Peixoto, que conta um pouco da história dos irmãos palhaços.  A temporada inclui praças públicas e escolas. Para garantir acesso a todos, as apresentações serão gratuitas, terão intérprete de libras e os locais selecionados oferecem condições para cadeirantes. 

A abertura da caravana será no Coletivo da Cidade, na Estrutural (DF), espaço  escolhido por sua atuação em rede para promover e fortalecer a arte e cidadania na cidade e contará com a participação especial da baterista com Síndrome de Down Ayla Serena. A OSC Coletivo da Cidade realiza atividades educativas e artísticas alegres, criativas e emancipadoras, visando garantir a proteção integral de crianças e adolescentes,  fortalecendo vínculos para que possam ser protagonistas na construção coletiva de uma comunidade consciente de direitos e da própria história.  Todo o trabalho é feito por voluntários, estudantes envolvidos em projetos da Universidade de Brasília, mães e moradores da localidade ao longo de mais de 10 anos.  

O Circo Teatro Artetude acredita que a arte serve como ferramenta para unir e reunir as ruas para que elas possam se conhecer e se reconhecer, para que possam perceber a própria potência e descobrir soluções para transformar a própria comunidade em um lugar melhor. “O projeto é sobre descentralizar e democratizar a arte. Sobre usar a arte como instrumento de incentivo a discussões, sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma comunidade melhor, resolvendo os conflitos de cada realidade”, ressalta Ankomárcio Saúde.  

Nesta circulação, os Irmãos Saúde pretendem levar um pouco de sorriso e reflexão para as comunidades onde vão passar. Afinal de contas, quem nunca sonhou em fugir com o circo? Quem nunca teve de se equilibrar entre os dias bons e os ruins? Quem nunca teve de fazer malabarismo para conseguir pagar as contas, lidando com o pouco dinheiro que se ganha? Quem nunca teve de rir dos próprios tropeços? Pois bem, a vida é um espetáculo e o público está convidado a fazer parte dessa caravana.

Irmãos Saúde / Divulgação

Sobre a programação

O Circo dos Irmãos Saúde

Ankomárcio Saúde e Ruiberdan Saúde são amigos, irmãos e palhaços que usam elementos de esquetes tradicionais, temperadas com manobras acrobáticas e números de malabares, exercitam a incrível e maravilhosa arte da convivência. Em um jogo onde os sentimentos oscilam da raiva ao amor em segundos, os irmãos exploram cenas cotidianas que levam ao espetáculo e ao espectador a dúvida se aquilo é ou não verdade. Nesse espetáculo temos a participação especial da baterista com Síndrome de Down Ayla Serena, dos palhaços Espiga de Milho e Mandioca Frita. 

Cuidado! Palhaços

O filme conta a trajetória de carreira de dois irmãos, Ankomárcio Saúde e Ruiberdan Saúde, que largaram seus empregos em busca de um sonho: serem palhaços. Sem apelar para sentimentalismos, a proposta é mostrar que, mesmo em um país desprovido de políticas públicas para cultura, é possível viver desta inusitada profissão. Ao contrário do que muita gente pensa, viver de arte no Brasil é possível e nossos personagens são prova disso.

Serviço

Circo sobre Rodas

17 de maio – Cidade Estrutural
17h – Coletivo da Cidade

24 de maio – UNAÍ
10h – Escola Estadual Izabel Campos Martins  
17h – Praça São José – Bairro Novo Horizonte 

1º de junho – OLHOS D’ÁGUA 
10h – Rua 25 de dezembro

3 de junho – Olhos D’Água 
13h – Escola Geminiano Ferreira de Queiroz 

Post original através de jornaldebrasilia.com.br

Post Comment