×

Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos vai até 30 de junho

Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos vai até 30 de junho

Apresentação começou neste sábado no Calçadão da Dom Pedro

A 13ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos teve início neste sábado (18) e a programação conta com 10 espetáculos gratuitos e itinerantes que passarão pelos bairros Cabuçu (Recreio São Jorge), Cidade Soberana, Jardim Santo Expedito, Centro, Vila Augusta, Pimentas, Bonsucesso e Vila Barros. Esta edição é um projeto aprovado pelo FunCultura, acontece com recursos federais da Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos por intermédio da Secretaria de Cultura.

Para Rodrigo Maia, produtor executivo e um dos idealizadores do projeto, trata-se da retomada do projeto e do reencontro do teatro de rua na cena guarulhense após o longo período de pandemia. Maia afirma que sempre teve o desejo de levar a mostra para territórios periféricos e que nesta edição isto será possível.

Todos os espetáculos são gratuitos e têm classificação livre. O primeiro foi na tarde de hoje, com a Trupe Olho da Rua, que apresentou “Democraceria” no Calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro.

Programação

19 de maio às 15h – Goliardxs – O Rei na Rua

Parque Júlio Fracalanza – rua Joaquim Miranda 471 – Vila Augusta

Sinopse: Quem não conhece a história do tecido que só as pessoas inteligentes poderiam ver? Rei na Rua traz para a cena de forma popular um espetáculo paródia, uma paródia espetacular sobre os dias atuais, quer dizer… Sobre os tempos medievais.

25 de maio às 14h – Xingó – Okan

CEU Pimentas – estrada do Caminho Velho, 351 – Pimentas

Sinopse: Okan é passo firme na terra vermelha. Um exército de corpas. Mulheres em dissidência. Dança de fogo e espada. Teatro na encruzilhada. Ato. Fato. Coletividade que pulsa. Rua. Cangaço depois de morrer, quem sabe eu vivo mais.

26 de maio às 15 – Brava Companhia – O Chão não Está para Urso

Praça da Vila Barros (Parque Vila Barros) – rua Carlos Kokischko, 75

Sinopse: A peça mostra um fragmento da vida de Um e Dois andarilhos, “bufões” de rua, que estando à margem do mundo do trabalho narram a história de um Urso, que se vê preso em uma fábrica e é confundido com um operário.

8 de junho às 14h – Pacha e Titchenitza – Circo en la Casa

EPG Faustino Ramalho – rua Palmira Rossi, 346 – Recreio São Jorge

Sinopse: Circo en la Casa é um mix espetacular de números fantásticos de circo-teatro no qual o casal de palhaços Pacha e Titchenitza fazem do picadeiro sua casa e convidam o público para participar de suas peripécias. Um enorme saco fujão, alto risco, uma maga que dá poderes mágicos ao público, uma banda improvável e um surpreendente atirador de facas compõem esse imperdível espetáculo.

9 de junho às 14h – Trupe Lona Preta – O Circo Fubanguinho

Praça Estrela – EPG Pastor Sebastião Luiz da Fonseca – Jardim Soberana

Sinopse: O Circo Fubanguinho é um espetáculo inspirado em charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.

22 de junho às 14h – Madeirite Rosa – Pro Mundo Virar

Parque Júlio Fracalanza – rua Joaquim Miranda 471 – Vila Augusta

Sinopse: A menina, Ela, gosta de dançar e de cantar desde a barriga da mãe. O tempo vai passando e durante o seu crescimento a garota enfrenta dificuldades para fazer com que suas criações e inspirações tenham lugar nos vários espaços da vida. Até que uma possível solução para seus conflitos a faz escorregar para outro tempo espaço. Lá, Ela encontra um mundo onde cantar, criar e dançar é tão comum quanto respirar, e onde a atitude inventiva do ser criança é parte fundamental da vida.

23 de junho às 15h – Magnólia Cultural – Em Busca do Snark Invisível

Parque Santa Terezinha – rua Carnaubais, 196 – Jardim Santo Expedito

Sinopse: Inspirado no poema A Caça ao Snark, do escritor inglês Lewis Carroll, o espetáculo reflete sobre diferentes tipos de medo e a valorização da singularidade de cada um. A peça acompanha uma expedição náutica em busca de um Snark, uma criatura difícil de definir, mas com características bastante peculiares: meio caracol, meio cobra, meio tubarão.

29 de junho às 14h – Cia. Ruelá – Truques e Trambiques

CEU Bonsucesso – avenida Paschoal Thomeu, s/nº

Sinopse: O espetáculo conta a história de um atrapalhado ilusionista que deseja fazer um grande show de mágica. Para isso ele conta com a ajuda de dois palhaços e um músico, que desejam compor o grande espetáculo, mas todos acabando criando uma enorme atrapalhada para que o show aconteça e o público que dirá se tudo não passou de um grande truque e trambique.

30 de junho às 15h – Núcleo Sem Drama na cia da Cabra Orelana – A Farsa do Açúcar Queimado {Ou a Mulher que Virou Pudim}

Local: Tenda principal do Parque Bosque Maia – avenida Paulo Faccini, s/n° – Centro

Sinopse: Ambientada em Pernambuco, no período que sucedeu a disputa entre fazendeiros de Olinda e comerciantes do Recife por poder político. Fala da violência contra a mulher pelo viés da violência estrutural da sociedade brasileira. Naquele distante século XVIII, enquanto o trabalho escravo produzia açúcar e fortunas, a Inquisição ainda perseguia e condenava qualquer pé-rapado que fosse acusado de heresia, mas… Onde andavam as mulheres?

Post original através de grudiario.com.br

Post Comment