Peça ‘A Morte nas Mãos de Quem?’, no DF, abordará violência contra LGBTs
A partir do dia 31 de maio, o espetáculo “A Morte nas Mãos de Quem?“, de Vinícius Ávlis, retorna ao CREAS da Cidade Estrutural, no Distrito Federal (DF), para uma temporada de dois finais de semana com entrada gratuita. A peça aborda o medo da violência enfrentado pela comunidade LGBTQIA+ e é inspirada pelas vivências de Ávlis como um homem gay periférico.
A trama
A trama gira em torno de Sereno Soares (Vinícius Ávlis), que lida com pesadelos sobre a morte, e Áureo (Fábio Aurélio Garcia), que o encoraja a abraçar a vida. De acordo com Ávlis, o medo da violência foi sua maior motivação para a peça: “O medo de me tornar mais um número nessas estatísticas do Brasil; o Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo“.
A direção é de Fernanda Jacob, que, segundo Ávlis, trouxe novas camadas ao espetáculo. “Camadas de sutileza… os dois personagens que antes estavam em uma angústia ferrenha com o medo da morte, ganham o lugar do afeto. Essa relação se fortalece e eles ganham uma outra maturidade“, disse.
Ato de resistência
Apresentar a peça na Cidade Estrutural, uma região com alto percentual de moradores evangélicos, é um ato simbólico de resistência e diálogo. “Muitas igrejas que ainda não estão abertas ao diálogo, e reverberam um discurso de ódio em relação à comunidade LGBT”, diz Vinícius.
Ávlis ainda destaca a importância de abrir espaços para reflexão e debate sobre a representatividade LGBTQIA+ através da arte. “Eu queria levantar, através do teatro, esses questionamentos“, conta.
A peça estreou em março de 2023 e já foi apresentada em diversos festivais, incluindo o Festival Cena de Quebrada e o Festu, na Cidade das Artes do Rio de Janeiro. Em agosto de 2023, o espetáculo foi exibido pelo projeto de Ocupação Sesc + Cultura, em Brasília.
Post original através de gay.blog.br
Post Comment