×

Espetáculo “Inspiração” reúne dança e inclusão em apresentação no Teatro Riomar

Espetáculo “Inspiração” reúne dança e inclusão em apresentação no Teatro Riomar

O espetáculo “Inspiração”, realizado pela Associação Elos da Vida, em parceria com o Ministério da Cultura, tem sua primeira apresentação nesta sexta-feira (31) e segue neste sábado, dia 1º de junho, às 19h, no teatro Riomar, em sessões acessíveis. Fundado em 2003 pela bailarina e fisioterapeuta Renata Távora, o projeto busca contribuir no desenvolvimento e na inclusão de PCDs através da dança. “O projeto tem o objetivo de fazer com que os bailarinos com deficiência estejam incluídos no mundo da dança e da arte, que eles sejam protagonistas de suas vidas além dos palcos, melhorando sua autoestima, autonomia e independência, melhorando também a saúde física, mental e espiritual, além da socialização”, disse a fundadora da associação, Renata Távora.

Foto: Rykelme Braga/Divulgação

A Companhia de Dança Sobre Rodas retorna aos palcos em um espetáculo com abordagem conceitual e contemporânea, que tem o objetivo de mostrar as vivências do projeto, que vem atuando há 21 anos. A apresentação conta com 30 bailarinos, sendo que 25 artistas têm alguma deficiência. 

“O espetáculo Inspiração nasceu de uma viagem imersiva para entender o que nos inspira, o que nos motiva a caminhar. A leveza dos movimentos, a emoção que se irradia através dos olhares, expressam o amor em forma de dança. Inspiração se traduz na sensibilidade e na capacidade de acolher as ideias que nos chegam, de entendê-las e, quando sublimes, transformá-las em arte”, explica Renata. 

Foto: Galba Sandras

A bailarina Raquel Vieira, de 27 anos, participa do projeto há 19 anos e conta que a dança transformou sua vida, mostrando que ela é capaz de fazer muito além do que imaginava conseguir. A expectativa da artista com o espetáculo “Inspiração” é mostrar seu potencial e emocionar o público através da sua arte. “Meu sentimento de estar participando do espetáculo é de muita emoção, de muita alegria, de poder estar mostrando para as pessoas o que somos capazes de fazer. Não é porque temos uma deficiência, estando numa cadeira de rodas, que não podemos dançar, nos divertir, nos expressar. Esperamos despertar a emoção das pessoas”, conta a bailarina.

A apresentação foi pensada para garantir a acessibilidade cultural para toda a população, contando com comunicação em Libras e audiodescrição, além de folders impressos em braile. 

“Buscamos sensibilizar a população cearense para a necessidade da inclusão sócio-cultural das pessoas com deficiência, resgatando sua condição de cidadania e da participação efetiva no mundo da arte e da cultura”, finaliza a fundadora da associação, Renata Távora

ASSOCIAÇÃO ELOS DA VIDA 

Foto: Galba Sandras

A Instituição sem fins lucrativos foi criada em 2003 com o intuito de contribuir na inclusão de pessoas com deficiência através da educação, arte e cultura. O projeto reúne, atualmente, 35 bailarinos – entre eles, 30 têm alguma deficiência. Além de oferecer aulas de balé, a associação já desenvolveu diversos cursos de qualificação profissional, tendo em vista a inserção no mercado de trabalho. Também são realizadas ações de acessibilidade em outras áreas. A companhia já foi reconhecida através do Prêmio Klauss Vianna de dança. 

Os ingressos podem ser adquiridos através da organização pelo contato de WhatsApp: (85) 999254162.

Post original através de www.opiniaoce.com.br

Post Comment