×

O teatro de Meira Pires

O teatro de Meira Pires

Na gaveta dos papéis desarrumados encontro uma carta de Meira Pires (1928/1982), ator, dramaturgo, diretor, imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (cadeira 25). Dirigiu por mais de 20 anos o Teatro Alberto Maranhão. Também foi diretor do Serviço Nacional do Teatro (SNT), com sede no Rio de Janeiro. Era do time dos melhores conversadores das calçadas do Grande Ponto. A carta é datada de janeiro de 1981, lá se vão 43 anos:

“Natal, 07 de janeiro de 1981

Meu querido Woden:

Desde o meu último enfarte que não o vejo. Espero que tenha passado festas tranquilas e que 1981 seja-lhe pródigo e cheio de saúde, ao lado dos seus.

Estou concluindo os serviços de colocação de azulejos nos camarins. Tudo feito com o auxílio por mim conseguido com a Funarte. Repito isso porque temo que “algum aventureiro ponha essa coroa na cabeça” e porque estou convencido que estes serão os últimos serviços que executo no Teatro de onde desejo sair para dar lugar a alguém mais ajustado à época: uma bicha qualquer. Como sou portador de uma cardiopatia grave, posso aposentar-me com todos os direitos. É o que pretendo fazer dentro de muito pouco tempo. Cansei e prejudiquei muito a minha saúde. Hoje, disponho apenas de uma artéria. Esta espero reservar para ver o crescimento dos netos.

Ao Teatro, dei tudo de mim e você bem sabe disto. Infelizmente, levarei para o meu ostracismo a frustração de não ter convencido os homens públicos de nossa terra de que um Teatro não pode ter funcionamento semelhante a uma repartição pública qualquer. A coisa é tão óbvia, mas, lamentavelmente, muito pouco entendida pelos eventuais do poder.

Lutei muito, também, pelo TENAT. Nada consegui. Decidi entregar o terreno, por empréstimo, a um grupo jovem de engenheiros para que nele instalem um escritório e um depósito e, em contrapartida, paguem o IPTU, livrando-me dessa despesa que venho tendo há 12 anos consecutivos. Se um dia eles puderem, construirão o edifício com um auditório para o Tenat em troca do terreno. Será um edifício de apartamentos e que levará o nome de minha mãe: LUIZA MEIRA PIRES (nome de solteira: Luiza Meira Pires Ribeiro Dantas). E, assim, vou me desfazendo das preocupações para ter mais alguns anos de vida. Dedico-me, agora, a leitura assídua de tudo que diz respeito à Parapsicologia.

No mais, é aguardar a generosidade de uma visita sua pois eu não posso subir às escadas d’A Tribuna. Não subo às da minha casa.

Renovando-lhe os votos já formulados de feliz 1981, envio-lhe o meu melhor abraço.

O velho amigo certo de sempre.

Meira Pires. ”

Livro
O poeta Volontê, também conhecido como Manoel Fernandes, está marcando para o dia 29, celebração de São Pedro, o lançamento do seu livro “Decomposição Poética”, com o selo da editora Tábua de Maré. Vai acontecer num dos cantos (ainda falta definir) do Miduei. O livro tem apresentação do editor Wandyr Villar.
Numa das páginas, o poeta canta: “Eu tenho o carinho dos espinhos”.

Xilogravura
Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:

  • Em sua nova sede, na Barra, o Museu Casa do Pontual homenageia o mestre da xilogravura brasileira J. Borges, de 88 anos, a partir do dia 29 de junho, com uma exposição que apresentará cerca de 200 obras. O museu de arte popular possui em seu acervo nove mil, das quais 88 pertencem ao mestre pernambucano. ”

Gestores públicos
O Tribunal de Contas do Estado vai realizar na cidade de Pau dos Ferros, entre os dias 12 e 13 deste mês, o II Encontro Regional com Gestores Públicos Municipais, em parceria com a Federação dos Munícipios (Femurn) e a Federação das Câmaras Municipais (Fecam-RN). Participam do evento 36 municípios da região do Alto Oeste.

O encontro, dividido em palestras e mesas-redondas, acontecerá no prédio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Na UFRN
Notícia boa que circula pelas alamedas do campus da UFRN: “O World University Rankings (CWUR) incluiu a UFRN na lista das mil melhores instituições de ensino superior do mundo. Foram avaliadas mais de 20 mil universidades. Entre as instituições brasileiras, a nossa UFRN foi classificada em 16º lugar.”

O reitor José Daniel Diniz Melo comemorou: “É motivo de muita alegria para a nossa comunidade universitária ser destacada pela sua qualidade, o que é resultado do esforço dos nossos estudantes, docentes e técnicos”.

No Tribunal
Além de Santo Antônio, São João e São Pedro, o mês de junho é palco de outras emoções: no dia 26 a Assembleia Legislativa realiza sessão especial para eleger o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, sucessor de Tarcísio Costa que se aposentou no fim de maio. A vaga pertence a Assembleia. Dois candidatos estão na disputa: os deputados George Soares, do PV, e Gustavo Carvalho, do PSDB. Mais ou menos empatados, segundo os contadores de voto.

Cachacinha
Do livro “Monólogos On-Line”, de Ivan Maciel de Andrade, lançado quinta-feira na OAB:

  • O escritor Manoel Rodrigues de Melo relaciona entre as coisas boas da vida: “Tomar banho em açude e rio cheio, bebendo cachaça com parede de cajá”.

Chuva
Junho começando com chuvas mais fortes no Litoral (região Leste) e parte do Agreste. Pelos números da Empar as maiores chuvas (o acumulado), entre os dias 3 (segunda-feira) e 7 (sexta), foram em Natal, 215 milímetros, São Gonçalo do Amarante, 152, Vila Flor, 147, Parnamirim, 123, Canguaretama, 104, Nísia Floresta, 86, Ceará-Mirim, 85, Goianinha, 84, Macaíba, 83, Vera Cruz, 71, Monte Alegre, 61, Lagoa de Pedras, 60.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Post original através de tribunadonorte.com.br

Post Comment