×

Rodrigo Simas chega a BH com o espetáculo “Prazer, Hamlet’

Rodrigo Simas chega a BH com o espetáculo “Prazer, Hamlet’

Rodrigo Simas, um rosto conhecido da televisão brasileira, chega a Belo Horizonte com o monólogo “Prazer, Hamlet”, espetáculo escrito e dirigido por Ciro Barcelos. A peça é uma adaptação contemporânea do clássico de William Shakespeare, que mergulha nos dilemas e prazeres ocultos do personagem Hamlet. 

Mais do que uma releitura do clássico shakespeariano, a peça é uma imersão profunda nos labirintos emocionais de um dos personagens mais interpretados do mundo, Hamlet, explorando temas como a superficialidade das relações, as máscaras sociais, as liberdades individuais e as complexidades do amor.

A apresentação de Rodrigo Simas no Sesc Palladium em Belo Horizonte, deve ser o maior público da peça, que chega a sua quarta temporada como um sucesso de bilheteria no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Em São Paulo e Rio foram teatros menores. Em BH são mais de mil lugares, então será um desafio maior”, confidencia o ator. 

Interpretando seu primeiro espetáculo solo e com uma performance intensa e introspectiva, Simas conta que a peça é um convite para refletir sobre a realidade subterrânea de prazeres que nos são vitais. Para ele, “são questões contemporâneas que fazem muito sentido para o público atual”.

A peça utiliza o metateatro como recurso para explorar a dualidade entre a realidade e a ficção, questionando as barreiras entre o ator e o personagem, entre a vida e a arte. No palco, um ator revisita as atormentações de Hamlet tentando acessar os sentimentos do príncipe da Dinamarca, para compor o “seu Hamlet”. 

Na preparação para viver um ator que vai interpretar Hamlet, Simas viajou mais para dentro de si do que para a pesquisa na infinidade de versões que Hamlet têm no cinema, na TV ou no teatro. “Eu assisti à montagem que o Wagner Moura fez, mas eu era muto novo… isso já deve ter uns 15 anos. O que eu precisava, que era essa coisa da busca do sentimento de Hamlet, estava mais em mim, no ator tentando entender o personagem, do que em outros ‘hamlets’, até porque, eu não faço o Hamlet, mas um ator que tenta encontrar Hamlet”, conta Simas. 

Em “Prazer, Hamlet”, a proposta é quebrar a quarta parede e conduzir o público por uma experiência sensorial e psicológica. No escuro, Simas convida os espectadores a fecharem os olhos, conduzindo-os em uma jornada de autoconhecimento e introspecção. A peça é rica em simbolismo e emotividade, abordando de forma inovadora a sexualidade de Hamlet, suas relações complexas com Ofélia e Horácio, e seus conflitos internos .

A adaptação de Barcelos, ao investigar os labirintos do coração de Hamlet, desafia o público a considerar novas perspectivas sobre o amor, a liberdade e a identidade pessoal. A peça, com sua abordagem inovadora e subversiva, promete ressoar com dramaturgos, estudantes de teatro, sociologia, artes e o público em geral, oferecendo uma experiência teatral única e provocativa, embora o simples fato de ser um “Shakespeare”, já seja um convite no mínimo razoável. 

Serviço

O que: “Prazer, Hamlet”
Quando: 29 e 30 de junho, sábado (21h) e domingo (19h)
Onde: Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046, Belo Horizonte

Post original através de www.otempo.com.br

Post Comment