×

Cia de Arte La Negra Ana Medeiros apresenta Flamenco Negro no teatro da Reitoria da Ufrgs

Cia de Arte La Negra Ana Medeiros apresenta Flamenco Negro no teatro da Reitoria da Ufrgs

Nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18 de julho, o teatro da Reitoria da Ufrgs (av. Paulo Gama 110) recebe para três sessões gratuitas o espetáculo Flamenco Negro, da Cia de Arte La Negra Ana Medeiros. Na quarta-feira, 17 de julho, a performance inicia às 20h; já no dia 18 é possível conferir o espetáculo às 15h (sessão para escolas e ONGs) e 20h (com intérprete de Libras), com entrada franca.

No elenco, La Negra Ana Medeiros, que também assina a direção geral e coreografia, Patrícia Correa La Paloma, Bianca Benevenuto La Señora, Mima Ruedas e Rose Correa, acompanhadas de Gabriela Vilanova na viola, todas artistas negras. O espetáculo foi vencedor do Troféu Açorianos 2021, que conta com financiamento Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre através do Fumproarte.

Flamenco Negro trata de temas como a influência e diáspora negra presentes no flamenco quem permitem dar luz à grande contribuição que o negro tem feito para as artes tanto no Brasil, quanto na Espanha. “E indo além do conhecimento, revelar o que os artistas flamencos vivem na pele compartilhando experiências e falando do seu vivido”, afirma a bailaora e criadora do projeto.

“A obra se propôs a narrar formas de opressão racial vividas por mulheres negras no meio flamenco brasileiro e a representar a temática do hibridismo cultural entre danças e musicalidades afrodiaspóricas”, declara. O espetáculo reverbera, assim, as revisões históricas que situam o flamenco como cultura negra que, através de suas conexões atlânticas, influenciam a experiência negra contemporânea na dança possibilitando a essas dançarinas reafirmarem o seu posicionamento e o seu modo de dançar dentro da cena artística flamenca brasileira.

Nos dois dias o público poderá conferir uma performance do coletivo Corpo Negro e Ballet da UFRGS, sob direção geral de Lisete Arnizaut de Vargas e direção artística de Lisete Arnizaut de Vargas e Cibele Sastre, que abre a programação das sessões, e a participação especial da turma de bolsistas negras da Cia de Arte La Negra Ana Medeiros.

Além das apresentações, o projeto compreende a realização de três oficinas, além de transporte gratuito para assistir ao espetáculo. Os workshops de Flamenco com influência diaspórica negra ocorrem na EMEF Victor Issler, projeto Escola Preparatória de Dança – Bairro Mario Quintana, Centro Renascer da Esperança – Bairro Restinga e Ong Sol Maior.


Veja Também



Post original através de www.correiodopovo.com.br

Post Comment