×

“O Mundo Está Em Chamas, o Teatro Também Tem de Estar”

“O Mundo Está Em Chamas, o Teatro Também Tem de Estar”

No mês das férias escolares e de uma pausa na rotina para muitos, a virada criativa “Boa Noite Memorial” retorna para mais uma edição com 12 horas de atrações diversas para todos os públicos. E as crianças também recebem atenção especial com a programação “Férias Divertidas no Memorial Vale” com oficinas, jogos, brincadeiras e atrações para o público infantil e suas famílias. Espetáculos teatrais, exposições, performances estão dentre as várias outras ações que o Memorial Vale oferece neste mês. E, para ampliar o acesso e proporcionar novas experiências ao público, do dia 17 a 25 de julho o Memorial Vale terá seu horário estendido para promover a visitação do museu à noite.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

Durante o novo horário de funcionamento especial de férias, nos dias 17, 19, 20 e 24 de julho, o Memorial funcionará das 10h às 20h30 com permanência até as 21h (quartas, sexta e sábado). E, nos dias 18 e 25 de julho (quintas-feiras), estará aberto das 10h às 21h30 com permanência até as 22h.

Dia 04 de julho, quinta-feira, das 18h30 às 21h30

Carrollsday 2024: Feliz desaniversário! Vai ser só um bolinho

Uma festa de desaniversários desconduzida pelo mestre sem cerimônia, Marcelo Veronez. Um sarau nonsense pelo artista sonoro Miguel Javarral. Um chá muito louco pela artista Thereza Portes. Escolha seu personagem favorito de Lewis Carroll e venha fantasiado, pois a festa promete surpresas e brincadeiras. O evento integra o projeto Contemporâneo do Memorial Vale e a retirada de ingressos deve ser feita 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa, sujeito a lotação).

Dia 06 de julho, sábado, às 10h30

Conversa com artistas da exposição “abrir-se um abutre ou mesmo depois de deduzir dele o azul”

Com a mediação dos curadores Fabíola Rodrigues e Marcel Diogo, o Memorial Vale promove um bate-papo sobre as produções dos artistas premiados na 7ª Edição do Edital Novos Artistas: Ana Raylander Mártis dos Anjos, Daiely Gonçalves, Lucas Matoso e Will. O encontro promete o compartilhamento de experiência, em consonância com as temáticas presentes na exposição. A retirada de ingressos deve ser feita 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa, sujeito a lotação).

Dias 7 e 14 de julho, domingos, às 10h30 para bebês de 0 a 2 anos e às 11h15 para crianças de 3 a 5 anos

Oficina Ninho de Leitura

Nesta oficina, a proposta é entrar no mundo dos livros através da imaginação e das palavras. Em um ambiente organizado para bebês e crianças pequenas, o Programa Educativo do Memorial Vale vai mediar uma experiência literária, contando com a participação do público mirim e de seus cuidadores. Retirada de ingressos na recepção, com 30 minutos de antecedência.

Dias 6 e 13 de julho, sábados, às 14h

Oficinas Criativas de Colagem

O Programa Educativo do Memorial Vale irá oferecer oficinas dedicadas à linguagem da colagem, explorando exercícios de cortar, organizar e colar formas, cores e palavras, gerando múltiplas composições que envolvem a criatividade e a imaginação. Podem participar crianças a partir de 5 anos de idade. Retirada de ingressos na recepção, com 30 minutos de antecedência.

De 17 a 21 de julho

Férias Divertidas no Memorial Vale

Em julho, mês de férias, o Memorial traz uma programação mais voltada ao público infantil, com destaque para as diversificadas e gratuitas oficinas.

Oficina de carimbos e postais

Você já recebeu ou enviou um cartão-postal? Convidamos você a desvendar os processos por trás da criação de postais estampados com carimbos. Venha criar seu postal e compartilhar suas memórias afetivas com uma pessoa querida. Faixa etária: crianças de 5 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Inscrições gratuitas e limitadas pelo site do Memorial Vale.

Duração: 2 horas

Horário: das 14h às 16h

Data: 17/07/24

Caçadores da Memória

Precisamos da sua ajuda para resgatar memórias perdidas! Juntos, vamos explorar os vestígios deixados pelo museu, usando ferramentas especiais para desvendar esse mistério. Faixa etária: crianças de 5 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Datas: 17, 18 e 19 de julho. Sexta, com sessão com intérprete de libras.

Horário: 10h30.

Duração: 1h.

Visitas brincantes

Uma visita ao museu pode ser também uma brincadeira? Venha descobrir as histórias de Minas Gerais através de roteiros divertidos que resgatam diferentes aspectos da cultura mineira, percorrendo as exposições permanentes e temporárias. Faixa etária: crianças de 4 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Datas: 17 a 21 de julho. Sábado, às 11h, com intérprete de libras.

Horário: Sessões às 11h e 14h.

Duração: 1h.

Oficina de pintura – Pincelando cores: aquarela no museu

Você já pintou com aquarela? Vamos experimentar as tintas em contato com a água, explorando suas materialidades, ferramentas e possibilidades criativas, com dinâmicas que envolvam o estudo das cores, o gesto e a imaginação. Faixa etária: crianças de 5 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Inscrições gratuitas e limitadas pelo site do Memorial Vale.

Duração: 2 horas

Horário: das 14h às 16h

Data: 18/07/24

Oficina de estandartes e memórias

Ao olharmos para a cidade, observamos alguns símbolos, e entre eles os estandartes, que podem representar grupos, times de futebol, festas e até mesmo ideias. Assim propomos uma oficina na qual construiremos estandartes a partir de memórias afetivas divertidas, usando materiais diversos e técnicas artísticas livres. Faixa etária: crianças de 5 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Inscrições gratuitas e limitadas pelo site do Memorial Vale.

Duração: 2 horas

Horário: das 14h às 16h

Data: 19/07/24

Ninho de leitura

Nesta oficina, vamos entrar no mundo dos livros através da imaginação e das palavras. Em um ambiente organizado para bebês e crianças pequenas, vamos mediar uma experiência literária, contando com a participação deles e de seus cuidadores.

Sábado, 20/07- 10h30 para bebês de 0 a 2 anos e 11h15 para crianças de 3 a 5 anos. (45min)

Domingo, 21/07 – 10h30 para bebês de 0 a 2 anos e 11h15 para crianças de 3 a 5 anos. (45min)

Jogo Tralalá

Você já imaginou uma aventura pelos caminhos das Gerais? Venha jogar o Tralalá e compartilhar seus conhecimentos sobre as memórias do nosso estado! Faixa etária: crianças de 6 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Data: Sábado, 20/07, às 15h.

Domingo, 21/07, às 14h.

Duração: 1h30.

Dia 18 de julho, quinta-feira, às 19h30

Leitura dramática: “O Mundo Está Em Chamas, o Teatro Também Tem de Estar”, com o Teatro da Fumaça

O Teatro da Fumaça leva ao Memorial Minas Gerais Vale a leitura do texto que dará origem ao seu novo espetáculo: “O Mundo Está em Chamas, o Teatro Também Tem de Estar”, de autoria de Jean Gorziza, em parceria com Júlia Oliveira. No texto, uma atriz insiste em permanecer em um teatro prestes a ser demolido. Um espectador se senta para assistir a uma peça sem saber que em breve será sequestrado. Um integrante de uma companhia de Teatro de Revista brasileira em Buenos Aires tem sua temporada interrompida por um golpe de Estado. Três pessoas presas em espaços-tempo distintos, mas de alguma forma conectadas pelo lugar do edifício teatral. O evento integra o projeto Contemporâneo do Memorial Vale e a retirada de ingressos deve ser feita 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa, sujeito a lotação).

Dias 19 e 20 de julho, sexta e sábado, às 16h

Mamulenga, com o Grupo Girino

Mamulenga apresenta a história de Maria, que descobre sua paixão pelo Teatro de Bonecos inspirada pelo legado e pelas tradições de sua família. A peça é um mergulho na brasilidade, com ritmos, estética e referências que apresentam um repertório cênico musical que valoriza raízes e identidade. O espetáculo integra o projeto Eu, criança no museu do Memorial Vale e terá retirada de ingressos 1 hora antes do evento. Apenas um ingresso por pessoa.

Dia 21 de julho, domingo, às 15h30

Espetáculo teatral Mostra Atrás da História, com Fernanda Vianna

Atrás da história existiram vozes que não foram escutadas, créditos que não foram dados, eufemismos às costas dos fatos. O projeto Atrás da História parte da escuta sensível dessas vozes, dessas existências que não se conhece e que gostaríam de pesquisar, recontar ou contar pela primeira vez. Retirada de ingressos 1 hora antes do evento, sendo apenas um ingresso por pessoa (sujeito a lotação).

Dias 27 de julho, das 13h de sábado às 2h da manhã de domingo

Boa noite Memorial

A Virada Criativa do Memorial está de volta. Como em outras edições, a diversidade permeia todo o evento. Atrações variadas tomam conta do interior do Museu e do seu entorno em cerca de 12 horas de programação, que conta com shows musicais, performances, intervenções, oficinas, teatro e muito mais. A programação completa está disponível no site do Memorial. Os eventos nos ambientes internos estão sujeitos a lotação.

Até o dia a 27 de julho

Exposição abrir-se um abutre ou mesmo depois de deduzir dele o azul

A exposição oferece um “passeio” pelas produções artísticas sob a perspectiva da outra pessoa, seja por questões emocionais, afetivas, sociais ou políticas, conectadas a um recorte de identidades singulares, distintas e suas representações. A mostra reúne obras dos artistas premiados na 7ª edição do Edital Novos Artistas do Memorial Vale: Ana Raylander Mártis dos Anjos, Daiely Gonçalves, Lucas Matoso e Will, com curadoria de Fabíola Rodrigues e Marcel Diogo.

Visitas guiadas: sábados, dias 6 e 13 de julho, às 11h e às 16h30, e domingos, dias 7 e 14 de julho, às 11h e às 14h

Até o dia 27 de julho – horário de funcionamento do Memorial

Alegoria da Cintura Fina

O Programa Educativo propõe uma intervenção no Memorial Vale sobrepondo a Alegoria da República pela imagem da Cintura Fina, figura importante da história de Belo Horizonte por representar a luta e a resistência das travestis na cidade. A sobreposição relaciona-se com o mês da visibilidade LGBTQIAPN+. A colagem digital foi desenvolvida pelo educador Gustavo Rodrigues.

Até 27/07/2024

Exposição Atmosfera, de João Castilho

O fotógrafo João Castilho apresenta a série Atmosfera, no café do Memorial Vale, com curadoria de Eugênio Sávio dentro do projeto Mostra de Fotografia. A instalação reúne imagens de céus realizadas nos últimos anos. Atmosfera é uma fina película que envolve a Terra proporcionando um equilíbrio delicado que sustenta a diversidade da vida. Construindo obras de quase-ficção, Castilho cria formas de representar esteticamente nosso pertencimento ao mundo. Publicou os fotolivros Zoo (2017), Hotel Tropical (2013), Pulsão Escópica (2012), Peso Morto (2010) e Paisagem Submersa (Cosac Naify, 2008).

Até 27 de julho

Exposição Tempo e Patrimônio

Segundo Cyro dos Anjos, “as coisas não estão no espaço, as coisas estão no tempo”. No rastro das palavras do escritor a exposição Tempo e Patrimônio convida a passear pelas temporalidades do prédio que abriga o Memorial Minas Gerais Vale, observando sua construção e modificação. A mostra traz fotografias de arquivo do Iepha-MG e materiais de mediação tátil e audiovisual, desenvolvidos pelo Programa Educativo do Museu.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Foto: Luiza Palhares

Post original através de www.bheventos.com.br

Post Comment