×

Grupo traz o teatro de sombras ao Vale entre julho e agosto

Grupo traz o teatro de sombras ao Vale entre julho e agosto

Categoria: Cultura

Cia. Quase Cinema vai apresentar dois espetáculos ancestrais, um com texto do escritor indígena Daniel Munduruku e outro que aborda a influência africana na formação do povo brasileiro; veja datas

Gabriel Duarte/portal spriomais • Publicado em 18/07/2024, às 11:48 • Atualizado em 18/07/24, às 11:53

É bonito perceber como expressões artísticas podem se manter tão vivas mesmo quando deixam vários séculos de história para trás. O teatro de sombras é uma tradição milenar surgida na Ásia e que se espalhou pelo mundo. Você pode não ter visto ao vivo, mas é muito provável que já tenha encontrado vídeos, fotos e referências nas redes sociais, televisão ou cinema.

A Geração Z deve se lembrar bem da cena do teatro de sombras chinês no novo Karatê Kid (2010), o momento de ápice do romance entre Dre Parker e Meiying – tão emocionante quanto a luta final (relembre abaixo).

Uma oportunidade para que esse formato não fique apenas distante na imaginação chega nesta quinta-feira (18) ao Vale do Paraíba. A Cia. Quase Cinema organizou uma “turnê” pelo estado para celebrar seus 20 anos de trajetória e vai trazer dois espetáculos de teatro de sombras à região.

As apresentações começam hoje (18) em Paraibuna e acontecem também em São José dos Campos, no dia 25 de julho, e em Pindamonhangaba, no dia 19 de agosto.

“Nossa pesquisa vem da vontade de ir para a rua com as sombras, vivenciar o risco de estar entre a vida urbana, criar performance de sombras gigantes projetadas na arquitetura. Esta aventura se desdobrou em espetáculos que incorporam a cidade como parte da obra”, explica Ronaldo Robles, co-criador da companhia.

Apresentação do petáculo “O Segredo da Chuva”, criação recente para o teatro de sombras da companhia (Créditos: Divulgação/Cia. Quase Cinema)

O grupo, desde 2014, também organiza anualmente o Festival Internacional de Teatro de Sombras, um evento de intercâmbio sociocultural em que discute e pratica a produção contemporânea do teatro de sombras.

Nas comemorações de aniversário em Paraibuna e São José, o grupo de artistas vai apresentar a peça “SomBRafrica”, que aborda a diáspora africana a partir do século 16 e como ela resultou em um protagonismo da cultura africana na formação do povo brasileiro.

Leia a sinopse: Inspirado no universo da diáspora africana a partir do poema “Navio Negreiro” de Castro Alves. SomBRafrica, idealizado pela Cia Quase Cinema, é resultado de pesquisa híbrida onde a dança, ritmos e imagens constroem uma narrativa que revela o protagonismo da cultura afro-brasileira na formação do povo brasileiro. As sombras remetem ao ritual e apresentam a resistência dos negro com sua força e alegria encantadora que, apesar de todo sofrimento, celebram a vida ao som dos tambores. Elementos da estética afro-brasileira alimentam a trama e a imaginação dos espectadores.

Por outro lado, em Pinda o enredo é outro. Na cidade, o grupo vai apresentar “O Segredo da Chuva”, texto do escritor indígena Daniel Munduruku. A história traz o Menino Lua, que diante dos impactos da falta de chuva decide salvar seu povo e a floresta antes antes que os impactos do clima sejam irreversíveis.

Leia a sinopse: O Menino Lua, vendo seu povo sofrer pela falta da chuva, decide salvar a floresta. A destruição ambiental, provocada pelas mudanças climáticas, afetam a vida e alguma coisa tem que ser feita antes que seja tarde demais.

Programação do teatro de sombras no Vale do Paraíba

“SomBRafrica” em Paraibuna

  • Data: 18/07, às 19h
  • Local: Praça da Matriz

“SomBRafrica” em São José dos Campos

  • Data: 25/07, às 20h
  • Local: Parque Vicentina Aranha (rua Eng. Prudente Meireles de Morais, n° 302)

“O Segredo da Chuva” em Pindamonhangaba

  • Data: 19/08, às 10h
  • Local: Teatro Galpão (rua Jadir Figueira, n° 2750)

Acompanhe também: 

Instagram

Youtube

Facebook

Twitter

Spotify

Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.



Post original através de spriomais.com.br

Post Comment