Ciclo de concertos de música antiga, com instrumentos históricos no Teatro Municipal
O músico e compositor Marcos Pablo Dalmacio apresentará ao público um projeto inédito: um ciclo de concertos de música antiga interpretada com instrumentos históricos. Ao todo serão quatro concertos com convidados. O primeiro deles, ‘O Gosto Italiano no 1600’ vai acontecer no domingo (28), às 19h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú.
Marcos Dalmacio se apresentará com violino e guitarra barroca e seus convidados serão Vinícius Chiaroni (flauta doce e violino barroco), Raphael Buratto (violoncelo) e Roger Burmester (teorba e guitarra barroca).
Dalmacio disse que escreveu o projeto pensando na ampliação das ofertas musicais para a cidade e região.
“Ao longo deste ciclo, o público poderá ver e ouvir instrumentos que eram utilizados há mais de 300 anos, alguns dos quais continuam sendo usados até agora, embora com modificações, como o caso do violino, por exemplo”, comentou o autor do projeto.
O músico segue explicando que boa parte desse repertório poderia ser tocado com instrumentos modernos, mas o resultado seria bem diferente daquele que se obtém com os instrumentos da época na qual foi escrita a música.
Os violinos e violoncelos, utilizam arcos de formato diferente aos atuais, e ao invés de cordas de metal, cordas de tripa. A sonoridade é bem diferente. Alaúdes e guitarras barrocas complementam o encanto.
“A prática da música antiga com instrumentos originais tem já várias décadas, inclusive no Brasil, e se transformou num segmento independente de estudo e de trabalho. Apesar disso, na cidade e região continua a ser uma novidade, portanto, este projeto visa poder trazer ao público essa experiência, que não é apenas sonora, mas visual também”, explicou Dalmacio.
Participarão músicos de diversas regiões do país, especialistas em música antiga, com formação no país e no exterior, como Vinícius Chiaroni (flauta doce, oboé e violino barroco), João Guilherme Figueiredo (violoncelo barroco e viola da gamba), Roger Burmester (teorba, guitarra barroca), além de Raphael Buratto (violoncelo barroco), Gabriela Garcia (canto) e o autor do projeto, Marcos Pablo Dalmacio (violino barroco e guitarra barroca).
Cada concerto tem uma programação única e diferenciada, e o ciclo como um todo oferecerá um panorama bastante amplo das práticas de música antiga, ilustrando diversas épocas e estilos.
O segundo concerto será no dia 9 de agosto, 20h; o terceiro dia 29 de setembro, 19h e o quarto dia 4 de outubro, 20h, todos no Teatro Municipal.
O projeto é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú.
Os ingressos podem ser obtidos gratuitamente no Sympla, através deste link: https://bit.ly/
Post original através de pagina3.com.br
Post Comment