×

Teatro de Bonecos faz turnê em cinco estados e inclui “aulas-espetáculo” em Guaxupé e Guaranésia

Teatro de Bonecos faz turnê em cinco estados e inclui “aulas-espetáculo” em Guaxupé e Guaranésia

Radicados em Taguatinga, uma das cidades-satélites de Brasília, a Cia. Mamulengo Presepada está realizando uma turnê com o projeto Mamulengo Circuladô, representado pelo teatro de bonecos O Romance do Vaqueiro Benedito. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), cada cidade visitada terá duas aulas-espetáculo gratuitas.  

Em Guaranésia, a primeira apresentação é no sábado, 03.08, no Ponto de Cultura Espaço Máscaras Cultural, com interpretação em libras. No domingo, 04, o teatro de rua é na Praça Dona Sinhá. Os espetáculos são às 16h.

Em Guaxupé, a Mamulengo Presepada já se apresentou em julho na 3ª Colheita Cultural da Fazenda Tulha. Agora, as duas aulas-espetáculos marcam o retorno às aulas, no dia 05, na Escola Municipal Olympia Leite Ribeiro, núcleo rural São João. Com entrada aberta à comunidade, as aulas-espetáculos acontecem às 10h e 15h.

Depois de Minas, é a vez de São Paulo capital. Na sequência, o Mamulengo Circuladô passa por três cidades gaúchas, com encerramento em Florianópolis e interior catarinense. A turnê, que começou em Goiânia, na Universidade Federal, completa até agosto um roteiro por cinco estados, incluindo três capitais.

Espetáculo e aula

No formato aula-espetáculo, o mamulengueiro Chico Simões difunde o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste, que é um patrimônio cultural brasileiro. Na história, o vaqueiro Benedito, a donzela Margarida e o boi Estrela fogem da fazenda do capitão João Redondo e são perseguidos. O romance têm elementos da Commedia Dell`Arte, faz referência a personagens mitológicos e animais simbólicos.

Em cena, o músico Daniel Carvalho dá mais ritmo ao espetáculo, intensifica emoções e aventuras. A música ainda fortalece o bom humor da peça, as críticas sociais, mensagens e a educação patrimonial.

O brincante Chico Simões tem mais de 30 anos de carreira como mamulengueiro, ventríloquo, palhaço, mágico e outras artes. Já superou 2.500 apresentações em 25 países. Dessa forma, Guaxupé e Guaranésia vão receber “bonecos de todo mundo.”
(Sílvio Reis)



Post original através de www.jornaldaregiaoonline.com.br

Post Comment