×

Brasileiros conhecem cultura russa por meio das apresentações emocionantes do Teatro de Bonecos de Serguei Obraztsov

Brasileiros conhecem cultura russa por meio das apresentações emocionantes do Teatro de Bonecos de Serguei Obraztsov


Duas produções, “O Boneco de Neve” e “Circo nos Fios”, foram apresentadas em São Paulo e em várias outras cidades do estado. Ambas as obras são monoperformances para o palco de câmara, criadas por vencedores do prêmio de teatro nacional russo, intitulado Máscara de Ouro.


Em comentário exclusivo à TV BRICS, o diretor-chefe do Teatro de Bonecos em nome de S. V. Obraztsov, Boris Konstantinov, apontou qual foi o papel da turnê para a criação dos laços culturais entre a Rússia e o Brasil.


“Graças à turnê do ‘Estações Russas’, nós, tanto a Rússia quanto o Brasil, tivemos a oportunidade de demonstrar interesse e simpatia, respeito e compreensão, e essas são condições necessárias em qualquer relacionamento, seja ele interpessoal ou internacional. A cooperação torna nossos países mais resistentes a influências externas. Pudemos compartilhar a arte dos bonecos do Teatro Obraztsov no Brasil com toda essa receptividade e hospitalidade do público”, ressaltou o diretor.


  • O Boneco de Neve. Essa é uma história romântica, gentil e comovente baseada no conto de fadas do célebre autor dinamarquês Hans Christian Andersen sobre como um boneco de neve se apaixonou por um forno e o que resultou disso. A apresentação foi encenada por Boris Konstantinov. O espetáculo foi apresentado em dois elencos: com os Artistas Homenageados da Rússia Dmitri Tchernov e Andrei Netchaev.


  • Circo nos Fios. Esse espetáculo, do artista-chefe do teatro Viktor Antonov, é uma explosão de números e seleção de bonecos exclusivos criados pelo autor-intpérprete. O enredo remete a um palhaço engraçado e sua namorada, que é um corvo, cantando músicas românticas, encenando acrobacias, incluindo espadas, macacos e até uma pirâmide. Cada boneco tem mais de um truque extraordinário na manga.


Boris Konstantinov enfatizou que os brasileiros são espectadores cheios de empolgação e não deixam de expressar suas emoções, o que torna o espetáculo ainda mais inesquecível.


“Dizer que a recepção foi calorosa nem chega perto de descrever. Abraços, aplausos, o desejo de tocar o mistério: essa enxurrada de amor nos acompanhou por todas as cidades. Se ‘O Boneco de Never’ provoca lágrimas e apertos no coração com sua história comovente (e o espetáculo é baseado em um conto de fadas de Andersen, o mais triste e sentimental contador de histórias de todos os tempos e povos), então todos choraram e se divertiram: crianças, adultos, homens, mulheres. Se um artista, de repente, dizia uma frase em português, ela logo causava um suspiro de alegria tão grande que era preciso fazer uma pausa para depois continuar a apresentação”, disse.


O diretor ressaltou que esse repertório não foi escolhido por acaso para o projeto “Estações Russas” no Brasil. “O Boneco de Neve” enfatiza a identidade dos países de onde faz muito frio, onde não é preciso explicar os clássicos fogões a lenha russos, aços para manusear fogo; nem é preciso explicar que no inverno as crianças esculpem bonecos de neve, andam de trenó e os adultos acendem fogões para aquecer suas casas.


“Mas é tudo tão colorido. Fomos nós que suropreendemos o Brasil, mostrando que há um tipo de inverno no Brasil, e o nosso é diferente, como no conto de fadas de Andersen”, enfatizou Konstantinov.


“Por outro lado, O ‘Circo nos Fios’ é um espetáculo internacional. Ele é compreensível sem palavras, e não há palavras, mesmo. Há apenas a arte virtuosa dos bonecos e o encanto ilimitado do sorriso do autor, Viktor Antonov, que criou o espetáculo, a ideia, as acrobacias, o visual dos bonecos, e absolutamente toda a magia”, adicionou.


Entre 15 de junho e 2 de dezembro de 2024, o programa “Estações Russas” estará ocorrendo no Brasil: em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Joinville e em outras cidades.  A TV BRICS é a parceira internacional de mídia do projeto. Os eventos incluem apresentações de orquestras sinfônicas russas, grandes aulas da Academia Vaganova do Balé Russo, Semana do Cinema Russo, palestras e aulas do Instituto Russo de Arte Teatral GITIS, além de muitos outros eventos.


Fotografia: serviço de imprensa do projeto “Estações Russas”

Post original através de tvbrics.com

Post Comment