×

Escola Livre de Teatro de Santo André quer dobrar número de alunos em 2024

Escola Livre de Teatro de Santo André quer dobrar número de alunos em 2024

A ELT (Escola Livre de Teatro) de Santo André abriu as inscrições para o processo de seletivo de 11 cursos oferecidos pela instituição e pelos Núcleos de Pesquisa. O RDtv conversou com a coordenadora da ELT, Paloma Franca Amorim; e o coordenador pedagógico das Escolas Livres de Santo André, Flávio Shimoda, que contaram sobre o impacto do projeto na região e os planos para 2024.

A Escola Livre de Teatro possui 34 anos de história, sendo responsável pela formação de alunos na área de artes cênicas, como dança, música, pintura, entre outros. “Ofertar de maneira pública e gratuita um ensino voltado às artes vai de encontro aos direitos de todo cidadão a arte e cultura. Nosso objetivo na escola é abordar questões pouco faladas em escolas tradicionais, e que despertam o interesse dos alunos”, comenta Shimoda, ao estimar a previsão de dobrar o número de alunos para 2024. Atualmente, a escola conta com 314 alunos em sua base de ensino, além de um corpo docente formado por 24 professores e 3 coordenadores.

Aulas terão início a partir de março (Foto: Reprodução/RDtv)

O dirigente conta que a maior dificuldade encontrada nas ELTs é a falta de investimento em infraestrutura e qualificação do corpo docente. Paloma destaca a importância de profissionais, como assistentes sociais e psicólogos para que a escola possa acolher mais alunos. “Cada curso que temos hoje possui cerca de 20 alunos, o que muitas vezes não nos permite passar o ensino com qualificação para eles. Por isso, nosso objetivo agora é qualificar ainda mais os profissionais que temos para que possamos atender mais alunos”, diz.

As ELTs possuem 11 cursos voltados à linguagem teatral, como prática de circo e música, confecção de máscaras, além dos cursos de vanguarda nos terreiros que envolvem a teatralidade preta, cursos de pensamento indígena, experimentos afro corpóreos, com duração média de um ano.

O projeto atende o ABC, interessados de São Paulo e até de outros estados, com prioridade para candidatos classificados em cotas inclusivas (racial, gênero, indígena e territorial para moradores de Santo André).

Para 2024, a coordenadora da ELT diz que quem marca presença e promove o projeto é a própria comunidade que participa das atividades. “O carro chefe da Escola Livre de Teatro é a comunidade. Sem ela, conseguimos dar oportunidade para alunos aprenderem sobre diversas áreas da artes, principalmente voltadas ao teatro”, reforça Paloma.

Inscrições

Assim como os Núcleos de Pesquisa, o processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira baseada na análise das informações artísticas enviada pelos candidatos, e a segunda composta por encontro entre candidatos e orientadores de cada núcleo, no Teatro Conchita de Moraes, no bairro Santa Terezinha. O resultado final será divulgado em 27 de fevereiro.

As atividades da ELT, em 2024, ocorrerão no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12, Santa Teresinha) e no Espaço A CASA (avenida Industrial, 1.740 – Centro).




Post original através de https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3370468/escola-livre-de-teatro-de-santo-andre-quer-dobrar-numero-de-alunos-em-2024/:

Post Comment