×

abre exposição em memória de Morricone no Teatro Politeama de Catanzaro

abre exposição em memória de Morricone no Teatro Politeama de Catanzaro

A tradicional crítica retorna ao Teatro Politeama de CatanzaroMúsica e Cinema” com um concerto de homenagem ao falecido Ennio Morricone, que com suas trilhas sonoras escreveu algumas das páginas mais emocionantes relacionadas à sétima arte. Na sexta-feira, 16 de fevereiro, a Orquestra Filarmônica da Calábria prestará homenagem ao grande maestro – cidadão honorário de Catanzaro e ex-presidente honorário do evento criado pela Politeama que o viu como protagonista de um histórico tríptico de concertos em 2007, 2009 e 2011 – com uma noite, do título “Tema de amor”, que oferecerá ao público a oportunidade de testemunhar uma viagem pelas melodias indeléveis do compositor romano. Desde obras-primas ocidentais até alguns dos títulos mais recentes, o cartaz do concerto não deixará de celebrar a música de dois filmes de culto como “A Fistful of Dollars” e “Once Upon a Time in America”, dos quais respectivamente, os aniversários de 60 e 40 anos desde seu lançamento. Uma produção do Festival Lírico Teatri di Pietra que já fez escala, nos últimos meses, no Teatro Grego de Taormina e em Siracusa, obtendo grande sucesso de público e crítica.

Orquestra Filarmônica da Calábria, que renova e consolida a sua colaboração com o teatro público de Catanzaro, é há anos reconhecido pela sua versatilidade graças ao vasto repertório que o caracteriza, desde a tradição sinfónica às produções contemporâneas. Qualidade e peculiaridades pelas quais foi selecionado no ano passado por Andrea Bocelli para seus concertos no Teatro Grego de Taormina. É sempre dirigido pelo pianista e maestro Filippo Arlia, considerado um dos músicos mais brilhantes e versáteis de sua geração. Com crescente experiência nacional e internacional, em 2023 estreou-se no Teatro alla Scala de Milão regendo I Virtuosi del Teatro alla Scala.

A soprano também será protagonista no palco do Politeama Maria Francesca Mazzara: intérprete apreciada e talentosa com carreira internacional, abriu o ano novo com o Grande Concerto de Ano Novo no Teatro Grego de Tindari e, antes disso, foi solista no Concerto pelos 100 anos do nascimento de Franco Zeffirelli em Florença . Ao lado dela estarão as vozes de Coro de Ópera Siciliana, o coro oficial das duas principais temporadas de ópera da Sicília, o Festival de Taormina e o Luglio Musicale Trapanese Ente di Tradizione. Grupo contratado para inúmeras obras transmitidas mundialmente pelos canais Rai, Sky e circuito Microcinema em mais de 700 cinemas ao redor do mundo. O maestro lidera o coro Francisco Costadiretor artístico do Festival de Ópera de Teatri di Pietra e também vencedor do Prêmio Internacional de Ópera – Oscar della Opera, concedido pela primeira vez na história a um mestre de coro.

Paralelamente, a Fundação Politeama está a trabalhar na definição de algumas iniciativas colaterais que irão enriquecer o evento do dia 16 de fevereiro. Isto foi sublinhado pelo diretor geral Aldo Costa, que recorda o seu empenho na organização do primeiro concerto de Morricone em Catanzaro. Os bilhetes estarão disponíveis a partir da próxima semana, altura em que também serão revelados os restantes eventos “Música & Cinema” com fórmula especial de subscrição. Para informações você pode entrar em contato com a bilheteria do teatro pelo telefone 0961-501818 ou consultar o portal www.politeamacatanzaro.net.

Post original através de porteiradomato.com.br

Post Comment