×

Abertas inscrições para o grupo de teatro da Ufopa; veja como participar dos núcleos cênicos | Santarém e Região

Abertas inscrições para o grupo de teatro da Ufopa; veja como participar dos núcleos cênicos | Santarém e Região

Grupo de teatro da Ufopa (imagem ilustrativa) — Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced), está com inscrições abertas, até 28 de fevereiro, para os núcleos formativos do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa. Neste ano serão criados dois grupos formativos. Estão sendo ofertadas 30 vagas para cada núcleo.

As inscrições são gratuitas e as vagas destinam-se aos interessados pela arte teatral, acima de 10 anos, e que queiram desenvolver atividades cênicas no ano de 2024.

As atividades do projeto de formação e inserção ao teatro serão desenvolvidas no Auditório Wilson Fonseca e no Espaço de Formação Cultural, situados na Unidade Rondon do campus de Santarém da Ufopa, e terão início a partir do dia 2 de março de 2024, com horários diferenciados para os respectivos núcleos, que foram divididos da seguinte forma: aos sábados, das 8h às 11h, para o Núcleo de Crianças e Adolescentes. Aos sábados, das 15h30 às 19h, para o núcleo de jovens e adultos.

Segundo o coordenador e idealizador do projeto, professor Leandro Casula, os encontros iniciais, que serão realizados presencialmente, visam desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, estimulando-os para que cada qual explore sua potencialidade e posteriormente a coloque em prática com o grupo, identificando sua capacidade corporal, vocal e interpretativa direcionadas ao teatro.

“Ainda serão pautados desenvolvimentos de estudos, a partir de leituras dirigidas, de teóricos, dramaturgos, teatrólogos, dentre outros autores, acerca da formação de atores e atrizes e da produção artística cênica, criando um ambiente de debate, discussão e reflexão do exercício teatral, de seu envolvimento com a sociedade e desenvolvimento de produtos ao público em geral”, informou Casula.

As inscrições para o projeto devem ser feitas até o dia 28 de fevereiro, por meio online, com o preenchimento de formulário digital.

Os formulários de inscrição estão disponíveis nos links abaixo:

Todos os interessados em participar de um dos núcleos formativos do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro deverão redigir uma simples “carta de intenção” no formulário digital, que deverá conter a resposta da pergunta: “Porque fazer teatro no projeto Iurupari – grupo de teatro da Ufopa?”

“Havendo excedente do limite estipulado de 30 vagas para cada núcleo, será realizada pela equipe de execução do projeto, uma prévia seleção das inscrições, mantendo o limite estipulado de participantes. As inscrições deferidas e indeferidas, se houver, serão encaminhadas para os e-mails dos inscritos no dia 29 de fevereiro, contendo informações acerca do primeiro encontro a ser realizado – do respectivo núcleo, além fazer um panorama ao proposto projeto aos inscritos”, esclareceu Casula.

As inscrições e participação de menores de 18 anos serão posteriormente validadas pelo preenchimento de ficha/termo de autorização, preparada pela equipe do projeto, que deverá ser assinada por pais ou responsáveis do participante.

Desenvolvido desde 2015 na Ufopa, o Projeto Iurupari – Grupo de Teatro objetiva formar pessoas dispostas ao fazer cênico, para que elas possam exercer a atividade teatral entre si e posteriormente se empenhar para apresentações variadas, a fim de efetivar um projeto de cultura e extensão com atividades artísticas no âmbito acadêmico, mas que também se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral.

A coordenação da proposta é do professor Leandro Pansonato Cazula e conta com o auxílio dos estudantes/bolsistas da universidade, Eduardo Rodrigues e Karina Vasconcelos, que serão monitores no desenvolvimento dos núcleos formativos.

O projeto conta com o apoio do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e o subsídio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), por meio do Programa de Fomento à Extensão (Pró-Extensão), edital Procce n.º 003/2023, e do Programa de Apoio à Creditação da Extensão (PACEx), edital Procce n.º 013/2023.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Post original através de g1.globo.com

Post Comment