×

Negócios: Rodada de Conexões se consolida como vitrine das produções do Fringe | Festival de Teatro de Curitiba

Negócios: Rodada de Conexões se consolida como vitrine das produções do Fringe | Festival de Teatro de Curitiba

Oportunidade de troca entre profissionais do setor artístico — Foto: Daniel Sorrentino

Nesta sexta-feira (5) o Festival de Curitiba, em parceria com o Sebrae/PR, realiza o segundo dia da Rodada de Conexões. O evento de negócios está na segunda edição e promove o encontro entre curadores, programadores de salas de teatro e de festivais de todo o Brasil, companhias de teatro independentes e artistas presentes no Fringe.

A aproximação busca criar um canal que viabilize a promoção e a circulação de espetáculos pelo país.

Este ano, 40 companhias teatrais do Fringe – incluindo as de Curitiba – foram selecionadas para participar do evento, que reúne cerca de 25 empreendedores e representantes de teatros nacionais e, até mesmo, internacionais que estão em busca de novos repertórios e atrações.

“O Festival é referência nas artes cênicas do Brasil, ele mexe com o cenário do teatro. Reúne artistas, agentes culturais, curadores, críticos e profissionais da área de todas as regiões. Muitos enxergam o evento como uma possibilidade de ampliar o alcance do seu trabalho, pois, de fato, ele proporciona muita visibilidade”, declara Fabíula Passini, diretora do Festival.

Para Priscila de Moraes, coordenadora da mostra Fringe, o Rodada de Conexões é o grande momento de intercâmbio: “Nesses encontros ‘olho no olho’, os artistas podem apresentar seus trabalhos de forma bem objetiva, explicando como funcionam e informando sobre os atuais projetos”.

Foi através do evento do ano passado que a Trupe Alldeias, de Curitiba, foi convidada pelo curador Carlos Olla a participar do Festival de Teatro de Guaçuí, no Espírito Santo. Além de fechar negócio, a companhia recebeu o prêmio de melhor espetáculo infanto-juvenil do evento.

“Foi muito positivo, criamos um vínculo real. Este ano, estamos de volta e ainda mais confiantes, conversamos com curadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, do interior do Paraná e até de Chicago (EUA)”, comemora Karen Novaes, atriz e diretora.

Trupe Alldeias conseguiu participar de festival capixaba após contato na Rodada de Conexões — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

A expectativa de Raphael Vianna, analista de Artes Cênicas do Departamento Nacional do Sesc, é entrar em contato com aproximadamente 30 artistas nas rodadas desse ano, além das conversas informais que, certamente, acontecerão ao longo do festival.

“Articular parcerias locais e identificar novas oportunidades para atuação, visando o desenvolvimento e a difusão de uma produção cênica tão rica como a que temos no Brasil deve estar sempre no horizonte de qualquer ação cultural. Nesse sentido, o Festival de Curitiba está na dianteira desse debate”, diz.

De acordo com a consultora de negócios do Sebrae/PR Márcia Giubertoni, entre as vantagens que o evento proporciona estão:

  • identificação e captação de novos clientes e parceiros;
  • possibilidade de contato direto com várias empresas;
  • oportunidade de realização rápida de futuros negócios.

Para ela as rodadas são uma antecipação de futuro, pois em um prazo curto de tempo cada companhia entra em contato, sem custo algum, com 13 curadores.

“O Sebrae tem a expertise em realizar rodadas de negócios, oferecemos uma capacitação tanto para as companhias quanto para os curadores participarem do evento, além de colocarmos à disposição todos os serviços que temos como consultorias nas áreas de gestão do negócio e legalização das companhias”, conta.

No ato da inscrição das companhias, o sistema do Sebrae cruza as informações e organiza uma agenda qualificada entre os participantes conectando interesses e ofertas.

No evento, os programadores e curadores também participam de visitas técnicas para conhecer as companhias de teatro independentes de Curitiba.

  • 2ª Rodada de Conexões do Festival de Curitiba
  • Quando: dias 4 e 5 de abril, das 10h às 13h.
  • Onde: Universidade Positivo – Santos Andrade (R. XV de Novembro, 950 – Centro)

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Post original através de g1.globo.com

Post Comment