×

Teatro Niemeyer receberá festival de dança

Teatro Niemeyer receberá festival de dança

Teatro Niemeyer receberá festival de dança | Divulgação

Niterói se prepara para receber um evento inédito e repleto de talento, o primeiro Festival Nacional de Dança (Fendanit). O evento acontecerá de 9 a 12 de maio, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Idealizado por Janne Ruth, Atenita Kaira, Victor Ciatei e Cícero Gomes, o Fendanit é uma parceria entre o Fendafor – de Fortaleza/CE, a Prefeitura de Niterói e a Fundação Cultural da cidade.

O Fendafor, criado por Janne Ruth e com direção artística de Atenita Kaira, tem reconhecimento nacional e internacionalmente como um dos maiores eventos de dança do Brasil. Com sua organização impecável, o Fendafor já recebeu bailarinos de todos os estados brasileiros, bem como de 27 países. Trata-se, sobretudo, de um modelo para diversos festivais em todo o mundo.

O Fendanit busca adaptar essa proposta de sucesso para Niterói, promovendo um encontro de dança, arte e cultura. O evento contará com a participação de profissionais renomados. Por exemplo,  Victor Ciattei, respeitado Maitre de Ballet, e Cícero Gomes, considerado o grande bailarino do Brasil no momento (Primeiro bailarino do TMRJ).

Ambos moram em Niterói e possuem experiência em eventos culturais. Agora, eles se aprofundam e trazem para Niterói suas experiências e vivências realizando um Festival de renome e qualidade artística.

O evento proporcionará uma intensa imersão cultural. Além das apresentações, serão oferecidos workshops, cursos, rodadas de programadores e diversas outras atividades. Tudo para promover a formação e o desenvolvimento artístico de estudantes e mestres da dança. O momento também abrirá portas para parcerias sólidas com escolas públicas, universidades e companhias de dança de todo o mundo.

LEIA TAMBÉM: ► Em Niterói, Roberto Carlos oferece flores e emoções – VÍDEO

Com uma programação diversificada e inclusiva, o Fendanit pretende ampliar os horizontes culturais de Niterói, posicionando-a entre as principais cidades no desenvolvimento artístico da dança brasileira. Ao oferecer prêmios em dinheiro, bolsas de estudo, contratos em Companhias e oportunidades de internacionalização, o festival busca não apenas reconhecer talentos, mas também impulsionar suas carreiras para o cenário global.

“Esse Festival terá suma importância para Niterói, passando a fazer parte do calendário da cidade, permitindo que bailarinos de todo o país possam participar de aulas e rodas de conversa com artistas renomados, sendo avaliados por grandes ídolos da dança nacional e internacional, tendo parceria também, por exemplo, com o Youth American Grand Prix, maior concurso estudantil de dança do mundo, o sonho de todo bailarino, as finais acontecem no mês de abril, em Nova York, e envolve mais de 10 mil bailarinos, de 40 países, dos cinco continentes do mundo”, explica Janne Ruth.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha



Post original através de folhadoleste.com.br

Post Comment