×

Catalão recebe programação de teatro para público infanto-juvenil

Catalão recebe programação de teatro para público infanto-juvenil


A Redação

 


Goiânia – A Mostra Internacional de Teatro de Catalão entra em seu segundo mês com uma programação direcionada ao público infanto-juvenil. Durante três dias, se apresentam na cidade o grupo Zabriskie, um dos mais importantes do teatro infantil brasileiro, a artista argentina Julia Sigliano com seu teatro de bonecos, e os mineiros da Oitis Produções Culturais. Em julho também acontece a primeira oficina voltada para quem quer ingressar nas artes cênicas e descobrir suas habilidades na atuação.


 


O público infanto-juvenil ganha destaque na programação de julho da Mostra Internacional de Teatro de Catalão (MIT Catalão), que a partir do dia 10 dá início a uma série de espetáculos voltados para toda a família, mas principalmente a crianças e adolescentes. É uma oportunidade única na região para assistir a peças e grupos premiados e reconhecidos no Brasil e na América Latina. As peças serão apresentadas entre os dias 10 e 12, e os ingressos já estão disponíveis de forma gratuita na plataforma Sympla (veja link no final do texto).


 


A programação de julho começa nesta quarta-feira (dia 10) com a artista argentina Julia Sigliano e sua peça “El mundo de Dondo”, uma viagem profunda e sensível através das perguntas que as crianças fazem a si próprias sobre o significado da vida. Usando de recursos artísticos variados, que vão de fantoches de mesa e de vara a máscaras e desenho ao vivo, Júlia nos apresenta Dondo, o personagem principal, com quem o público vai partilhar os desafios da aprendizagem e do crescimento.


 


A peça tem como uma das principais características a interação das personagens com o público e já recebeu diversos prêmios Javier Villafañe (Argentina) e o Festitíteres Alicante, ambos em 2017, o Atina em 2016 e o Teatro del Mundo em 2015, estes últimos também argentinos. A artista desenvolve desde o início da carreira um trabalho como marionetista. Com suas marionetes, Julia busca formas diferentes de vivência e troca, promovendo diversas linguagens artísticas e, principalmente, incentivando a participação de toda a família.


 


No dia 11, quinta-feira, o grupo Zabriskie, de Goiânia e um dos principais de teatro infantil do Brasil, apresenta “Segredos”, uma peça que conta a história dos palhaços Juca Mole e Ana Banana que resolvem compartilhar os seus segredos um com o outro. Abrindo caixas cheias de lembranças, cheiros, brinquedos, medos, certezas e dúvidas, os artistas provocam ações lúdicas com o público, interagindo com a plateia e levando a uma importante reflexão a respeito de relacionamentos.


 


Por fim, encerrando a série de apresentações em julho, a Oitis Produções Culturais traz o espetáculo “Berenice e Soriano” uma peça dirigida por Fernanda Viana, atriz do Grupo Galpão, e escrita por Manuela Dias, autora de novelas e séries da Rede Globo. A peça conta a história de Berenice, que tem um sabiá chamado Soriano. Um dia, seu passarinho foge e, acompanhada de sua boneca de pano chamada Rosa, Berenice inicia uma jornada de aventuras que une dança e música ao vivo. A trilha sonora é composta por personagens do cancioneiro popular brasileiro e cantigas de roda.



Atividades Formativas


A MIT Catalão também promove em julho a primeira oficina desta segunda edição da mostra, voltada para quem quer descobrir as habilidades para se tornar um ator ou atriz. A oficina “Primeiro Olhar – Iniciação ao Teatro” será realizada pelo diretor, produtor cultural e professor de teatro, Dill Diaz, de Brasília, entre os dias 15 e 17 de julho, das 18h30 às 21h30, e será totalmente gratuita.


 


O diretor e curador da MIT Catalão, Evandro Costa, explica que a oficina é voltada para iniciantes que queiram entender as dinâmicas do fazer teatral. Dill tem bastante experiência com formação de jovens e adolescentes no Distrito Federal e viaja o país fazendo esta oficina.


 


Saiba mais


A segunda edição da MIT Catalão começou em junho e vai até novembro. São várias peças ao longo de seis meses com nomes consagrados do teatro nacional e do exterior. Já passaram pela mostra os grupos Magiluth (Recife) e Carmin (Natal), além do ator e humorista Gregorio Duvivier. Gregorio apresentou uma peça e realizou uma sessão de bate-papo sobre sua relação com o teatro.


 


Estão previstos para os próximos meses espetáculos com Denise Fraga, o ator português Romeu Costa, o Grupo Galpão, entre outros. Todos os espetáculos selecionados para a MIT Catalão são sucesso de público e crítica por onde passaram, muitos deles premiados ou finalistas de grandes prêmios.


 


A MIT Catalão também está promovendo atividades formativas, com bate-papo, palestras e oficinas com artistas convidados. A intenção é envolver o público em um processo reflexivo sobre as artes cênicas.


 


A expectativa deste ano é superar o público de mais de 3 mil pessoas que assistiram aos espetáculos da MIT Catalão em 2023. Por apresentar uma pluralidade de temáticas e diferentes teatralidades, com artistas de diversas partes do Brasil e do exterior, a mostra atrai interessados das cidades próximas a Catalão, Goiânia e do Triângulo Mineiro.


 


A edição de 2024 da MIT Catalão foi pensada para ser de forma intercalada ao longo de seis meses para permitir uma adesão maior de diversos públicos, democratizando o acesso ao teatro e inseri-lo no cotidiano da população local.


 


A MIT Catalão é um projeto aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (lei federal 8.313/1991) e patrocinado pela CMOC Brasil e pela Serra do Facão Energia (Sefac). Também conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Catalão (UFCat). A idealização, elaboração e realização do evento está nas mãos da Bricolagem Produções.


 

Os ingressos são gratuitos e podem ser acessados na página da MIT Catalão no Instagram: @mitcatalao ou diretamente na página do Sympla. Os espetáculos acontecem no Auditório Paulo de Bastos Perillo da UFCat.


 


AGENDE-SE


Data: 10 de julho (quarta-feira), às 20 horas


Espetáculo El Mundo de Dondo, com Julia Sigliano (Argentina)  


Local: Auditório Paulo de Bastos Perillo (UFCat)  


Classificação Indicativa: Livre  


 


Data: 11 de julho (quinta-feira), às 20 horas 


Espetáculo Segredos, com Grupo Zabriskie (Goiânia)  


Local: Auditório Paulo de Bastos Perillo (UFCat)  


Classificação Indicativa: Livre  


 


Data: 12 de julho (sexta-feira), às 20 horas 


Espetáculo Berenice e Soriano, com Oitis Produções Culturais (Belo Horizonte)  


Local: Auditório Paulo de Bastos Perillo (UFCat)  


Classificação Indicativa: Livre  


 


Data: 15 a 17 de julho, das 18h30 às 21h30  


Oficina Primeiro Olhar – Iniciação ao Teatro


Ministrante: Dill Diaz (Brasília-DF)  


Local: Laboratório de Práticas Corporais e Artísticas – Bloco C (UFCat)



Post original através de www.aredacao.com.br

Post Comment