×

Artistas de teatro russas são condenadas por peça sobre ‘noivas do Estado Islâmico’

Artistas de teatro russas são condenadas por peça sobre ‘noivas do Estado Islâmico’

Uma dramaturga e uma diretora de teatro russos foram considerados culpados de “justificar o terrorismo” por um tribunal militar em Moscou na segunda-feira (8). A obra teatral intitulada “Finist, the Brave Falcon” (Finist, o Falcão Corajoso, em tradução literal) teve como pano de fundo mulheres russas que se casam com membros do Estado Islâmico (EI). As informações são da rede BBC.

Yevgenia Berkovich e Svetlana Petrichuk foram condenadas a seis anos de prisão cada uma por causa da peça, escrita cinco anos atrás e encenada em 2020. A obra, inspirada vagamente em eventos reais, conta a história de russas que viajaram para a Síria durante a guerra civil para se casarem com membros do grupo extremista. O advogado das duas prometeu recorrer da sentença.

A peça foi escrita durante o apoio russo à guerra civil síria de Bashar al-Assad e utiliza registros reais de casos criminais, incluindo transcrições de interrogatórios e sentenças. Ela retrata mulheres da Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão que optaram por se casar com militantes islâmicos na Síria.

Escultura da Justiça no edifício do tribunal constitucional em São Petersburgo (Foto: WikiCommons)

Realizado em parte a portas fechadas, o julgamento gerou preocupações sobre a liberdade de expressão na Rússia entre os artistas do país. Além da prisão, ambas as mulheres ficarão proibidas de “gerenciar websites” por três anos após serem libertadas.

Yevgenia, 39 anos, e Svetlana, 44, enfrentaram cerca de um ano de detenção antes do julgamento, após serem presas em maio de 2023, provocando indignação entre os círculos literários e de oposição. Na Rússia, é crime punível com até sete anos de prisão “justificar” ou “defender” o terrorismo.

No início do julgamento, realizado no final de maio, ambas alegaram que produziram a peça como um protesto contra o terrorismo.

Desde a invasão da Ucrânia em 2022, a comunidade artística russa tem enfrentado uma crescente pressão do Kremlin. Vários artistas, escritores e jornalistas proeminentes da Rússia expressaram apoio às mulheres, incluindo o editor Dmitry Muratov e a atriz Yulia Peresild.

Nos últimos meses, a Rússia foi alvo de ataques mortais por militantes islâmicos tanto em Moscou quanto no Daguestão. O Kremlin fez alegações infundadas sugerindo que a Ucrânia estava envolvida em ambos os incidentes.

Post original através de areferencia.com

Post Comment